A Usina do Som, um dos maiores sites de música do País, com cerca de 1,7 milhão de usuários, está alterando seu serviço de distribuição. A partir do dia 5 de março, o acesso ao conteúdo musical do site será permitido apenas aos internautas que criarem ou já tiverem sua rádio pessoal. "Estamos nos adequando às regras do mercado internacional e construindo um marco muito importante para a consolidação e desenvolvimento da indústria digital no Brasil", disse o diretor-superintendente Tércio Pacitti. Para fazer as mudanças, a empresa baseou-se em um estudo realizado no último trimestre do ano passado. Essa pesquisa mostrou que os usuários valorizam o serviço de montagem de rádio pessoal. Isso pode ser comprovado pelo número de rádios pessoais da Usina do Som, que é de cerca de 2,7 milhões, ou seja, 1 milhão a mais do que o número total de usuários. Outro dado da pesquisa indicou que o número de internautas que acessam o site apenas para ouvir as músicas é de apenas 20%. Nessa reformulação, o usuário poderá ouvir 30 segundos de música, antes de incluí-la na programação da sua rádio. O site oferece cerca de 100 mil músicas de mais de 13 mil artistas de todas as tendências. No final do ano passado, a Usina do Som fechou acordo com as gravadoras Universal, Abril Music e EMI para o pagamento de royalties. E, segundo Pacitti, estão em andamento acordos do gênero com a Warner, BMG, Sony e gravadoras de selos independentes. Um dos maiores desafios deste segmento, na avaliação do diretor-superintendente da Usina do Som, é descobrir um modelo que sustente os royalties pagos às gravadoras, um montante que pode representar cerca de 40% dos custos totais do site, e propiciar ao usuário um serviço de valor, sem comprometer financeiramente a empresa. "Estamos em busca disso e, temos certeza, este ano será melhor do que o ano passado e poderemos, inclusive, atingir o nosso ponto de equilíbrio financeiro", afirmou. Os usuários da Usina do Som irão receber um comunicado informando as alterações que passam a vigorar a partir do dia 5. Além dessa mudança, a direção do site pretende ampliar algumas ferramentas que possibilitam um maior conhecimento do perfil do usuário para que os serviços oferecidos estejam mais próximos dos interesses dos internautas.