U2: mais música e menos espetáculo em nova turnê

O U2 começa neste sábado no National Car Rental Center, em Sunrise, na Flórida, sua nova turnê mundial, Elevation. Os shows são para a promoção do disco All That You Can´t Leave Behind. Vão ser 80 apresentações na América do Norte e na Europa. Esta é a primeira turnê do U2 desde Pop Mart, de 1997. A nova turnê deve acompanhar a volta da banda a suas raízes de rock no disco All That You Can´t Leave Behind, depois da experimentação eletrônica de Pop, de quatro anos atrás. Elevation vai ser simples e estar centrada na música e não no espetáculo, como Pop Mart e Zoo TV, por exemplo. Desta vez, o grupo deixa de lado os grandes estádios e toca em arenas menores.O set list do show inclui quatro ou cinco músicas do novo disco, como Beautiful Day, que ganhou em fevereiro os Grammys de melhor canção e melhor gravação de 2000. O resto vai ser a tradicional compilação de sucessos do grupo de Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen, na estrada desde 1976. A estrutura do palco ainda é segredo. Especula-se que seria muito grande e teria a forma de um diamante, de acordo com informações publicadas esta semana pelo jornal Miami Herald. Haveria também telas de TV gigantes em várias áreas, e o público da pista poderá ficar bem perto da banda.Os ingressos para Elevation, esgotados em quase todas as datas na América do Norte, custam entre US$ 45 e US$ 130. O último show nos Estados Unidos está marcado para 22 de junho em East Rutherford, New Jersey, na Continental Airlines Arena. Na Europa, o show de estréia vai ser em 6 de julho em Copenhague, na Dinamarca. A perna européia termina em 25 de agosto no Slane Castle, perto de Dublin, na Irlanda, onde a banda tocou pela última vez 20 anos atrás. All That You Can´t Leave Behind, que chegou ao topo das paradas de 32 países, já teve vendas mundiais de 6 milhões de unidades desde seu lançamento, em 31 de outubro de 2000.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.