Tony Bennet inicia turnê nacional por São Paulo

Cantor ainda se apresenta no Rio de Janeiro na quinta e em Recife no sábado

Agência Estado,

26 de outubro de 2009 | 09h11

Frank Sinatra afirmou à revista Life, em 1965: "Tony Bennett é o melhor cantor da indústria. Ele interpreta exatamente aquilo que o compositor escreve... aliás, consegue ultrapassar os limites de qualquer canção". Pois se "A Voz" falou, quem pode discordar? O preferido de Frank completou 83 anos em 2009 e volta ao Brasil para uma turnê de seis espetáculos (depois desta segunda-feira, 26, em São Paulo, Bennett se apresenta na quinta-feira no Rio de Janeiro, no Vivo Rio, e no sábado no Recife, no Chevrolet Hall).

Dividido entre a carreira de cantor e a de pintor, Bennett falou por e-mail de suas melhores lembranças dos últimos anos. "Fiquei muito empolgado de ter recebido o Grammy de Melhor Álbum do Ano pelo MTV: Unplugged (de 1995)." Bennett recebeu 15 prêmios Grammy durante sua carreira. O de 1995 marcou uma espécie de retorno da última grande voz da sua geração. "O mais marcante nesse período foi que não tive de me adaptar à MTV, não mudei minha maneira de cantar, nem meus arranjos nem o repertório. Muita gente jovem escutou pela primeira vez os clássicos da música americana e eu fiquei feliz que isso tenha acontecido através da minha voz."

Além de ganhar um Acústico, Bennett apresentou a premiação da MTV, ao lado de Flea e Anthony Kids, do Red Hot Chili Peppers. Naquela época, o jornal The New York Times cravou: "Tony Bennett não somente é uma ponte entre as diversas gerações musicais, ele demoliu todas as suas barreiras e se conectou solidamente com a juventude roqueira. E sem fazer concessões".

Entre esses clássicos estão "Once Upon a Time", "Fly me to the Moon", "Because of You", "The Shadow of Your Smile", "For Once in My Life", "The Way You Look Tonight" e a onipresente "I Left My Heart in São Francisco", canção que Bennet interpreta em todos os seus shows desde a década de 60. Bennett teve ainda sua biografia filmada com produção do ator e diretor Clint Eastwood em um especial de televisão, "Tony Bennett: An American Classic", transmitido pela NBC em 2006, que ganhou sete prêmios Emmy em 2007. As informações são do Jornal da Tarde.

Tony Bennett. HSBC Brasil (1.800 lugares). Rua Bragança Paulista, 1281, Chácara Santo Antonio. Tel. (011) 4003-1212. 14 anos. Hoje, às 20h30. R$ 400 a R$ 1.000. www.hsbcbrasil.com.br

Tudo o que sabemos sobre:
músicaTony Bennetshow

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.