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The Weeknd lança remix com Rosalía e surpreende fãs; assista

Clipe de 'Blinding Lights', um dos maiores sucessos do canadense, tem clima anos 1980 

Camila Tuchlinski, O Estado de S.Paulo

04 de dezembro de 2020 | 09h03

The Weeknd surpreendeu os fãs nesta quinta-feira, 3, ao divulgar o remix da música Blinding Lights, um dos maiores sucessos da carreira dele, lançado em novembro de 2019, ao lado da cantora espanhola Rosalía. A canção entrou para a lista de mais ouvidas em 2020 no Spotify, com 1,6 bilhão de streams. O clipe lançado nesta semana tem um 'clima anos 1980', com direito a imagens com qualidade VHS.

No clipe de Blinding Lights, The Weeknd aparece ao lado de Rosalía, como um casal de namorados, fotografando em um estúdio. A cantora espanhola é quem começa os primeiros versos da canção. 

Além da parte estética ter efeitos de gravações antigas, a batida da música lembra muito as canções de clássicos do cinema da época, como o filme Flashdance. Em Maniac, de Michael Sembello, por exemplo, o ritmo dançante é parecido. Confira.

Assista ao vídeo de Blinding Lights:


Assista ao vídeo de Maniac:


Em novembro deste ano, The Weeknd fez uma publicação nas redes sociais em que criticou a organização responsável pelo Grammy, no mesmo dia em que o artista não foi indicado nas categorias da premiação. “O Grammy continua corrupto. Vocês devem transparência a mim, meus fãs e à indústria [musical]”, disse o cantor em uma publicação. No Twitter, a postagem recebeu milhões de curtidas.

O disco 'After Hours' liderou as paradas americanas durante semanas. 

 

 

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Análise: The Weeknd não precisa (reclamar) do Grammy

Disco 'After Hours', um dos melhores da carreira do músico, liderou as paradas americanas, mas cantor foi esnobado pela premiação de 2021

Guilherme Sobota, O Estado de S. Paulo

25 de novembro de 2020 | 21h32

Não é como se o Grammy fosse digno de alguma defesa, mas a reclamação de The Weeknd — autor de um dos melhores álbuns do ano e um dos melhores de sua carreira, After Hours — parece mais como uma frustração pessoal e pontual do que qualquer outra coisa. O Grammy e a Academia de Gravação, como diversas outras instituições tradicionais, têm o hábito de perder os bondes da história, mas deixar este ano um bom álbum de fora das indicações principais não parece ser algo tão grave.

O que seria muito grave em 2020: deixar de fora artistas, compositores, produtores e intérpretes de músicas ligadas ao Black Lives Matter, o movimento antirracista que tomou contornos internacionais após o assassinato injustificado de pessoas negras pela polícia nos Estados Unidos.

Mas isso não aconteceu. Black Parade, de Beyoncé, concorre a quatro prêmios, incluindo gravação e canção do ano. Entre as indicações da cantora de R&B H.E.R. está I Can’t Breathe, para música do ano. The Bigger Picture, do rapper Lil’ Baby, concorre a melhor canção de rap e melhor performance de rap. Anderson .Paak também tem duas indicações com sua música sobre brutalidade policial, Lockdown, melhor performance de rap melódico e melhor clipe. Até no country, gênero geralmente menos concentrado em discussões raciais, Black Like Me, de Mickey Guyton, recebeu uma indicação.

Entre muitos desastres possíveis, ainda é razoável olhar com alguma admiração algumas das escolhas da Academia para o Grammy 2021: o grupo coreano BTS, fenômeno pop há alguns anos, enfim recebeu sua primeira e desejada indicação; as categorias de rock são dominadas por artistas mulheres, e há poucos trabalhos do gênero mais interessantes nos últimos anos do que os de Fiona Apple e Phoebe Bridgers, ambas indicadas; a multi-talentosa Brittany Howard amealhou indicações com canções de seu álbum Jaime em cinco categorias diferentes.

Algumas escolhas, é óbvio, podem ser discutidas. Na categoria melhor álbum de rap, a Academia preteriu jovens talentos de grande sucesso, como DaBaby e Lil Baby, dando preferência a medalhões fortemente influenciados (ou mesmo provenientes) do hip hop dos anos 1990, como Royce Da 5’9’’, Freddie Gibbs e Nas. A ignorada em The Weeknd, claro, não deixa de ser surpreendente, e também não apareceram nomes como Kehlani, Juice WRLD (rapper morto ano passado aos 21 anos), Luke Combs (mega sucesso da muito popular country music americana).

Nomes com pouca repercussão crítica e tímida acolhida de público, como a banda de soul-rock Black Pumas, o cantor e compositor Jacob Collier e o rapper D Smoke, por sua vez, estão concorrendo nas categorias principais. Por quê? Ninguém sabe.

E esse talvez seja o ponto mais forte da crítica de The Weeknd (um artista que, no final de todas as contas, não precisa do Grammy para nada): há pouca transparência no processo de seleção da Academia. No mais, um problema generalizado dos prêmios culturais e artísticos.

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‘O Grammy continua corrupto’, diz The Weeknd após não ser indicado

Organização responsável por uma das maiores premiações da indústria musical negou a acusação do cantor

João Pedro Malar*, O Estado de S.Paulo

25 de novembro de 2020 | 16h01

O cantor The Weeknd fez uma publicação na terça-feira, 24, em que criticou a organização responsável pelo Grammy, no mesmo dia em que o artista não foi indicado nas categorias da premiação. A ausência também rendeu diversas críticas nas redes sociais.

“O Grammy continua corrupto. Vocês devem transparência a mim, meus fãs e à indústria [musical]”, disse o cantor em uma publicação. No Twitter, o post de The Weeknd já possui mais de 1 milhão de curtidas, e foi compartilhado por mais de 300 mil pessoas. 

As principais críticas foram referentes à ausência do cantor em categorias como Álbum do Ano e Gravação do Ano, com os fãs destacando o sucesso do último álbum do cantor, After Hours, lançado em 2020. Ele inclui a música Blinding Lights, que se tornou uma das mais ouvidas do ano.

Em nota enviada para a revista estadunidense The Hollywood Reporter, Harvey Mason Jr., que atualmente comanda a organização responsável pela premiação, disse que “houve um número recorde de submissões [para concorrer às categorias] neste ano atípico e competitivo”. 

“Nós entendemos que The Weeknd está desapontado por não ter sido nomeado. Eu fiquei surpreso e tenho empatia com o sentimento dele. A música dele neste ano foi excelente”, disse Mason Jr. Ele também negou a informação, divulgada pelo site TMZ, de que o cantor teria ficado de fora da premiação por ter concordado em se apresentar no Super Bowl em 2021

“Para ser claro, a votação em todas as categorias acabou bem antes do anúncio da apresentação do The Weeknd no Super Bowl, então de jeito nenhum isso afetou o processo de nomeação. Todos os nomeados ao Grammy são reconhecidos por um corpo de eleitores pela sua excelência, e nós parabenizamos a todos”, concluiu ele.

*Estagiário sob supervisão de Charlise Morais

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