Sony BMG retira proteção anti-cópia de downloads de música

A Sony BMG Music, segunda maiorgravadora do mundo, se tornará neste mês a última das quatrogigantes fonográficas a retirar o software anti-cópias dos seusdownloads de música, também conhecidos como administradores dedireitos digitais (ou DRM). A Sony BMG, com contrato com artistas como Beyoncé, BritneySpears e Celine Dion, anunciou nesta segunda-feira um serviçode cartão de presente em 15 de janeiro chamado PlatinumMusicPass que trará álbuns no formato MP3, que não usa proteçãoDRM. Fãs poderão comprar os cartões com álbuns digitais em lojase fazer download dos álbuns no site MusicPass depois deinserirem seu número de identificação. Os cartões estarãodisponíveis em varejistas como a Best Buy e a Target. "A chegada do MusicPass é parte importante da campanha daSony BMG para atrair os fãs de seus artistas de formas maisinovadoras e desenvolver novos modelos de negócios", disseThomas Hese, presidente da divisão de vnedas digitais da SonyBMG nos Estados Unidos. A indústria fonográfica reportou uma queda de 15 por centoem vendas de álbuns em 2007, derrubada pela menor venda de CDs.As vendas de músicas digitais não compensaram as quedas nasreceitas, forçando os executivos a explorar novos modelos denegócios e formar de atrair consumidores. Uma das maiores questões para as gravadoras em 2007 foi sea abolição do DRM ajudaria ou não nas vendas digitais.Em fevereiro de 2007, o fundador da Apple, Steve Jobs, pediu àsgravadoras que parassem de usar DRM para serviços da empresa,como o iTunes Store. Jobs afirmou que retirar o DRMimpulsionaria as vendas de músicas. Os compradores de música digital têm sido frustrados pelaslimitações impostas pelo DRM, alertando os analistas daindústria a apoiar o pedido de retirada do DRM. As gravadorassolicitaram o DRM para evitar que os usuários fizessem váriascópias ou compartilhasse músicas com colegas gratuitamente. A EMI, quarta maior gravadora do mundo em fatia de mercado,se tornou em abril a primeira gigante fonográfica a retirar oDRM e logo foi seguida pela Vivendi Universal Music. No mêspassado, a Warner Music disse que passaria a vender suasmúsicas no formato MP3 através do Amazon.com . (Reportagem de Yinka Adegoke)

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