Sinfonia Cultura celebra a ópera

Sob regência do maestro uruguaio León Halegua, Celine Imbert e Edna D´Oliveira interpretam trechos de óperas de Carlos Gomes, Offenbach, Verdi e Puccini

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Por Agencia Estado
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A meio-soprano Celine Imbert e a soprano Edna D´Oliveira são as convidadas do concerto que a Sinfonia Cultura faz domingo no Sesc Belenzinho, na zona leste da capital. As duas vão interpretar - sob regência do maestro uruguaio León Halegua - trechos de óperas de Carlos Gomes, Mascagni, Offenbach, Verdi e Puccini. Também participa do recital o Coral da Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo. O programa terá início com a execução do Prelúdio do primeiro ato da ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi, após o qual Celine interpreta a ária Quale Orribile Pecatto da Fosca, de Carlos Gomes. Em seguida, Edna canta a ária de Musetta de La Bohème, de Puccini, de quem serão interpretados também o Intermezzo de Manon Lescaut e o Dueto das Flores de Madama Butterfly. A orquestra toca, então, o Prelúdio da Carmen, de Bizet, ópera da qual Celine interpreta também a Habanera. Da Cavalleria Rusticana será mostrada a cena da procissão, com Celine e o coro. As duas cantoras voltam a se unir para a Barcarolle dos Contos de Hoffmann, de Offenbach. Os papéis que Celine interpreta são alguns dos principais de seu repertório atual. Carmen, Santuzza - que ela fez há dois anos no Teatro Alfa - e Fosca, ao lado da Fricka, da Valquíria, ou mesmo da Odaléa, do Condor (estes dois em interpretações bastante destacadas no Festival Amazonas de Ópera) têm marcado suas últimas apresentações no Brasil. No caso de Edna D´Oliveira, o recital a encontra em um momento de afirmação de um repertório. Musetta, diz ela, "é um papel perfeito" para sua voz, confortável - um dos cinco que ela gostaria de ter como base de sua carreira (os outros são: a Julieta de Bellini, a Susana das Bodas de Fígaro, a Marguerite do Fausto e a Micaela da Carmen). "Butterfly é um papel que posso fazer em recitais como esse, de pequenos trechos. Mas o papel inteiro, sei que não posso fazer. Apesar de dizerem que eu devo cantá-lo, prefiro esperar alguns anos." A conversa com Edna mostra uma cantora preocupada com os caminhos de sua voz. Em busca de oportunidade de desenvolver o repertório que acredita ser o melhor para sua voz, ela aceitou um convite para ir a Londres. Fez audições, batendo o pé por papéis que acredita poder cantar. "Tive de recusar algumas coisas, o que não é exatamente bom, em especial quando se está chegando ao exterior. Mas não podia apostar numa carreira que duraria, desta forma, muito pouco." No fim das contas, ela conseguiu um contrato, ao lado de seu marido, o baixo José Gallisa, em uma companhia inglesa. Mas, por enquanto continua no Brasil. "Com as condições econômicas atuais, viver na Europa sem bolsa é impossível. Ainda mais porque este ano cinco óperas, nas quais eu cantaria aqui no Brasil, foram canceladas. Então não pude guardar muito dinheiro." Concertos Sesc & Sinfonia Cultura. O Fascínio da Ópera. Com as sopranos Céline Imbert e Edna D´Oliveira. Regência de León Halegua. Domingo, às 11 horas. R$ 5,00. Sesc Belenzinho - Teatro. Avenida Álvaro Ramos, 915, tel. (11) 6602-3700.

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