Hassan Ammar/AP
Hassan Ammar/AP

Show de Shakira e grande elenco atrai milhares em Soweto

Juanes, Alicia Keys, Black Eyed Peas, Angelique Kidjo e outros, no show de abertura da Copa do Mundo

10 de junho de 2010 | 18h56

JOHANNESBURGO (AP) - Um elenco de celebridades marcou o show de abertura da Copa do Mundo nesta quinta, 10, em Soweto, na África: Shakira, Juanes, Alicia Keys e Black Eyed Peas, entre otras estrelas internacionais.

 

Horas antes das apresentações que foram transmitidas ao vio pela televisão para todo o mundo, os espectadores movimentavam com frenesi bandeiras, entoavam tambores e dançavam os ritmos africanos.

 

O veterano trompetista sul africano Hugh Masekela arrancou com "Grazin in the Grass", um sucesso internacional de 1968. Em seguida Lira se uniu a ele para uma versão de "Pata Pata", em homenagem à falecida Miriam Makeba, outro sucesso mundial desta nação.

 

Show do Black Eyes Peas em Soweto. Foto: John Hrusa/EFE

 

Os cerca de 20 artistas presentes no chamado Concerto de Celebração da Copa do Mundo aproveitaram ao máximo os dez minutos que tiveram cada um para deixar sua marca em Soweto.

 

O grupo Black Eyed Peas apresentou seus sucessos e tocou uma canção com o duo de cegos Amadou & Mariam de Mali.

 

Juanes cantou pela primeira vez uma canção de seu novo disco, "Yerbatero" divulgado no mesmo dia no site http://splash.juanesweb.com/ por conta do show.

 

Shakira encerrou o show cantando o hino do Mundial "Waka Waka (Esto es Africa)".

 

Cerca de um terço dos 30 mil lugares do estádio Orlando de Soweto foram usados para montagem do cenário e bastidores do show.

Angelique Kidjo canta no estádio Orlando, em Soweto. Foto: John Hrusa/EFE

 

Houve ainda um momento político, quando o presidente do país Jacob Zuma subiu ao palco ao lado do presidente da FIFA Sepp Blatter, que lutou para levar a Copa do Mundo para o país.

O estádio onde se realizou o show foi reformado durante três anos a um custo de US$ 43 milhões como parte dos preparativos para o Mundial.

Tudo o que sabemos sobre:
ShakiraJuanesSoweto

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.