PUBLICIDADE

Setor de games aposta nos Beatles para ganhar novo impulso

Por FRANKLIN PAUL E PAUL THOMASCH
Atualização:

Os Beatles voltaram - mas desta vez a banda de rock mais famosa da história provoca mais histeria nas salas de executivos do que em colégios e faculdades. Com a chegada do videogame "The Beatles: Rock Band" às lojas na quarta-feira, contendo 45 canções para serem acompanhadas nos vocais, bateria e baixo, o setor dos videogames espera receber um impulso do qual varejistas e fabricantes, tanto dos jogos quanto dos consoles, precisam desesperadamente nesta próxima temporada de fim de ano. Desenvolvido pela Harmonix Music Systems, lançado pela MTV Games, que pertence à Viacom, e distribuído pela Electronic Arts, o game pode vender 2 milhões de unidades só no seu primeiro mês, segundo estimativas de analistas. "Acho que 'The Beatles: Rock Band' será enorme", disse o analista Michael Pachter, da Wedbush Morgan Securities, para quem o jogo irá atrair famílias inteiras - um grupo inicialmente atendido pela Nintendo com jogos de festas e exercícios para o seu console Wii. O novo game foi elogiadíssimo pela crítica. "Com todo respeito ao Wii Sports, nenhum videogame jamais reuniu mais pais com os seus filhos adolescentes e adultos do que 'The Beatles: Rock Band' provavelmente reunirá nos próximos meses e anos", disse o jornal The New York Times. Mas nem todos os analistas estão convencidos de que será um sucesso, por causa do custo dos acessórios e da mudança nos gostos musicais dos clientes. Além disso, o jogo estreia dias depois da nova versão de "Guitar Hero", da Activision Blizzard, que inclui canções dos Rolling Stones e do Nirvana. "Terá um ótimo primeiro mês, devido ao monte de ótimo markting e publicidade em cima dele, o que significa que os fãs vão pegá-lo logo", disse o analista Daniel Ernst, da Hudson Square Research. "Mas não vejo uma mudança na participação de mercado para 'Rock Band' contra 'Guitar Hero', e não acho que vá levar todos os tipos de novas pessoas para os games". Ernst estima que, depois de vender 2 milhões de exemplares no primeiro mês, o jogo só fará mais 500 mil vendas no resto de 2009. "Minha opinião é de que a cifra final para 'The Beatles' acabará sendo uma certa frustração para os games." Por causa da recessão, a venda de videogames já caiu cerca de 46 por cento neste ano, segundo o NPD Group. As vendas de consoles também caíram, levando a Microsoft e a Sony a reduzirem seus preços nas últimas semanas. A demanda pelos Beatles pode ajudar a reverter esse quadro, levando os consumidores a lojas onde ficariam tentados a comprar outros títulos ou a modernizar seus consoles. O jogo poderá ser usado nas plataformas Wii, Playstation 3 (da Sony) e Xbox 360 (da Microsoft). Analistas dizem ainda que ele poderá abrir um novo mercado para os usuários de videogames: a geração do "baby boom", hoje com mais de 60 anos, que participou da histeria em torno dos Beatles na década de 1960.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.