Reprodução
Reprodução

Roberto Carlos lança biografia em Jerusalém

Livro pesa 25 quilos e traz manuscritos de letras e fotos inéditas do baú do artista

Jotabê Medeiros - O Estado de S. Paulo,

06 de setembro de 2011 | 13h12

JERUSALÉM - Um livro que pesa 25 quilos e custa R$ 6,5 mil. Vai encarar? Trata-se do Collector's Book - Rei (Toriba Editora), que foi lançado nesta terça-feira em Jerusalém (mas só será comercializado a partir de novembro, quando chegarão às livrarias 300 exemplares). Terá 3 mil exemplares impressos, sem segunda edição. O livro contém rabiscos originais de Roberto para músicas como Amada Amante e Namoradinha de um Amigo Meu, fotos inéditas do cantor (90% do volume são fotografias) e está sendo produzido há 4 anos.

 

Pedro Sirotsky, dono da Toriba Editora e do Grupo RBS, rede de comunicação do Sul do País, participou do lançamento do projeto em Jerusalém. Disse que o livro é o primeiro de uma série que pretende explorar um segmento ainda meio virgem do mercado editorial brasileiro, os chamados livros de colecionadores. Ele disse que uma das inspirações do projeto são os primeiro do gênero, lançados pelo fotógrafo Helmut Newton há 15 anos, como Big Nudes, Sumo e White Women.

 

Segundo Sirotsky, a editora lançará em seguida livros de colecionador de Emerson Fittipaldi, dos times do Santos FC e do Flamengo, de Ronaldo Fenômeno, da seleção brasileira de futebol (intitulado Yellow Book). Para ilustrar a fantástica valorização dessas publicações, Sirotsky contou a história de como foi a uma loja da Tascher, maior editora do ramo, em Nova York, e perguntou o preço de um livro exclusivo do lutador Mohamed Ali. "A vendedora me disse que valia R$ 150 mil".

 

Dody Sirena, empresário do 'Rei', afirmou que esse é o "primeiro livro autorizado" de Roberto Carlos (deixando no ar a ideia de que trata-se de um desagravo, uma resposta oficial ao livro não autorizado Roberto Carlos em Detalhes, de Paulo César Araújo, recolhido pela Justiça). O próprio layout do livro reforça essa impressão, enfatizando versos do cantor, como "Se você pretende saber quem eu sou, eu posso lhe dizer".

 

"Estamos há dois anos, quase três, trabalhando nesse livro. Roberto Carlos, com seu sentido perfeccionista, leva alguns meses para escolher uma simples foto. Digo isso para mostrar o quanto o Roberto se envolveu de coração com o projeto", disse Sirena.

 

Para impressão do livro de Roberto Carlos, fizeram pesquisas na China e na Itália, e acabaram optando pela gráfica editora LEM, de Roma.

 

Roberto Carlos está em Jerusalém para gravação do especial de fim de ano da TV Globo.

 

 

(VIAGEM A CONVITE DA PRODUTORA DC7, DOS SHOWS DE ROBERTO CARLOS)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.