J. F. Diorio/AE
J. F. Diorio/AE

RETROSPECTIVA - Brasil entra na rota das turnês internacionais

Confira os shows mais marcantes do ano segundo os internautas

estadão.com.br,

22 de dezembro de 2011 | 21h02

O ano de 2011 mostrou que o Brasil entrou mesmo na rota das turnês de artistas internacionais. De nomes como Amy Winehouse, Strokes e Pearl Jam, passando por Coldplay, Black Eyed Peas, Justin Bieber, Britney Spears e até os irmãos Hanson lotaram suas apresentações por aqui.

Antes mesmo do fim do ano há confirmação de pelo menos mais três festivais. O Lollapalooza, que já é tradicional dos Estados Unidos, promete trazer 50 atrações ao país. Entre elas, o Foo Fighters, bastante aguardado por aqui. O Sónar, outro evento trazido de fora, anunciou recentemente a vida da cantora Bjork.

Em sua segunda edição, o Summer Soul Festival terá Bruno Mars, Florence and the Machine e até Dionne Bromfield, a afilhada de Amy Winehouse. O festival acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis em janeiro.

A seguir, a lista dos shows mais marcantes, votados pelos internautas do Estadão via Facebook.

 1. Coldplay

 
 

A banda de Chris Martin encerrou os shows do Palco Mundo no penúltimo dia do Rock in Rio. Músicas como Yellow, The Scientist e Fix You foram cantadas em uníssono pelo público. Um dos pontos altos da noite foi a homenagem à cantora Amy Winehouse com o refrão de Rehab, bastante festejado.

 

2. Metallica

 
 

O grupo veterano, que se juntou a Lou Reed este ano para lançar o Lou Lou, fez um dos shows mais quentes do Rock in Rio, no terceiro dia do festival. Todos os clássicos, de Master of Puppets a Sad But True, foram tocados com a energia obstinada que os consagraram nos 30 anos de carreira.

 

3. Pearl Jam

 
 

Em sua passagem pelo Brasil com shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, a banda liderada por Eddie Vedder mostrou sua força. Do primeiro ao último minuto das mais de duas horas de show, o Pearl Jam demonstrou que maturidade e rock'n'roll não apenas podem caminhar lado a lado, como são capazes de abrilhantar ainda mais a atuação de uma banda no auge da forma.

 

4. Paul McCartney

 
 

O ex-beatle emocionou os fãs do Rio de Janeiro ao voltar ao país menos de seis meses depois dos shows de São Paulo e Porto Alegre. Revisitando diversas fases da carreira na turnê Up and Coming, o set list com 33 canções privilegiou o repertório de sua banda maior. Além das clássicas parcerias com John Lennon, ele também fez várias referências a ele, acrescentando o refrão de Give Peace a Chance no final de A Day in the Life e dedicando ao amigo outra canção, Here Today.

 

5. The Strokes

 
 

Os queridinhos do indie voltaram ao Brasil para fechar o festival Planeta Terra, em São Paulo. A banda roubou a cena com um repertório de 19 canções, sendo a maioria do disco de estreia, Is This It. Fórmula perfeita para um público que se esbaldou até com as músicas do mais recente Angles.

 

6. Elton John

 
 

Sir Elton John foi a primeira grande atração a emocionar o Rock in Rio. Vestido com uma jaqueta com seu próprio rosto estampado, Elton John chegou ao estilo que gosta, fazendo barulho. Saturday Night foi só a primeira de uma sequência comovente e eletrizante, altamente pop, que incluiria Tiny Dancer, Philadelfia Freedom e Rocket Man, com a promessa de Skiline Pigeon no final. Os telões simulavam neve e o público vibrava a cada gesto do cantor inglês.

 

7. Shakira

 
 

A colombiana mais querida da música pop emocionou os brasileiros no 5º dia de Rock in Rio com um show cheio de declarações de amor. A apresentação começou com um de seus primeiros sucessos, Estoy Aqui. Haja rebolado para Hips Don’t Lie e Waka Waka , foi a canção escolhida para abrir a apresentação. “Estou aqui por vocês”, anunciou a cantora. Shakira ainda chamou seis felizardos para dançar e cantar País Tropical.

 

 

8. Stevie Wonder

 
 

O cantor subiu ao palco do Rock in Rio, tocando seu keytar (teclado-guitarra) e cantando com autoridade o refrão de How Sweet It Is to Be Loved by You. A plateia, que lotou o festival só no fim do dia, agradeceu, caindo no baile. Em meio a clássicos românticos como Overjoyed, Stevie tocou Garota de Ipanema, Você Abusou, de Antonio Carlos e Jocafi, e Take the A Train, cantando "Stevie loves Brasil" em vez da letra original.

 

9.Janelle Monáe

 
 

Depois de abrir o show para Amy Winehouse no Brasil, a cantora americana voltou para o Rock in Rio. Janelle fez mais uma apresentação eletrizante. O ímpeto não se desfez por um momento se quer durante os 50 minutos em que dominou o Rock in Rio. Além dos contagiantes hits Tightrope e Cold War, Janelle fez os dois melhores covers tocados em qualquer festival dos últimos anos: Take Me With You, de Prince, e I Want You Back, em que imitou Michael Jackson com perfeição.

 

10. Sonic Youth

 
 

À sombra do divórcio de Kim Gordon e Thruston Moore que chocou fãs ao redor do mundo, a banda fez tremer os gramados de Paulínia com um show antológico, no último dia do festival SWU. Toda a angústia da separação parecia catalisada em distorção, dissonância e força bruta.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.