Radiohead inaugura sua própria TV

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Por Agencia Estado
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Se nos últimos tempos o Radiohead conseguiu se garantir como uma das mais inovadoras bandas do pop internacional ao transformar qualquer ruído em música, agora é a vez de eles provarem que qualquer imagem é arte - ou pelo menos entretenimento. O grupo que lança hoje mundialmente seu sexto disco, Hail To The Thief, inaugurou ontem a Radiohead Television, que promete manter uma programação online para ilustrar as idéias musicais deles. O intrigante projeto é mais um episódio de uma das mais brilhantes carreiras videográficas do pop. Desde que lançaram o disco The Bends, em 1994, os integrantes do Radiohead começaram a tentar se distanciar de outras bandas ao adotar uma mutante estética recheada de identidade própria (um processo que, de quebra, acabou formando a carreira de vários diretores de vídeo). O primeiro clipe a seguir a direção foi o de Just, dirigido por Jamie Traves, inspirado no filme O Conformista, de Bernardo Bertolucci. Em 1997, eles ganharam reconhecimento em todo o mundo e uma série de prêmios pelo vídeo de animação Paranoid Android de Magnus Carlsson. Ainda para o mesmo disco (OK Computer), eles impressionaram com o clima bizarro de Karma Police, em que Yorke é perseguido por um carro misterioso, e No Surprises, em que o cantor quase se afoga ao ter um capacete de vidro preenchido por água, em um clipe sem nenhum corte. O diretor de No Surprises, Grant Gee, também usou o Radiohead para produzir um dos melhores documentários musicais dos anos 90, Meeting People Is Easy, que mostra o lado duro das turnês promocionais que bandas pop enfrentam. Cansados da fama, em 2000 eles resolveram não rodar videoclipes para o lançamento de Kid A. No lugar, produziram uma série de vinhetas e comerciais conceituais que foram exibidos na internet, premiados em vários festivais de filmes digitais e incluídos na programação de MTVs de alguns países da Europa. No ano seguinte, em Amnesiac, produziram novos videoblips, mas também voltaram a realizar clipes, como Pyramid Song, de Shynola, e I Might Be Wrong, de Sophie Mueller. O Radiohead deve o sucesso de sua carreira videográfica a uma inglesa chamada Dilly Gent, que trabalha com eles há 11 anos. Assumindo o cargo de Video Comissioner do grupo (um trabalho comum em gravadoras, mas não em cada banda), ela é a responsável pelo bom relacionamento dos músicos com os diretores e a gravadora. Gent faz pesquisas e diz saber colocar em imagens as idéias de Yorke. Com uma engrenagem funcionando tão bem, eles continuam a inovação visual com a Radiohead Television (no endereço), também apelidada de A Mais Gigantesca Boca Mentirosa de Todos os Tempos. A programação atual tem apenas 25 minutos de duração, em uma espécie de best of do mundo do grupo. Há trechos com animação (alguns enviados por fãs), cenas amadoras de ensaios da banda, imagens tipo videoarte, colagens visuais, mensagens conceituais e até uma mini-entrevista de Yorke, com voz distorcida, em que ele critica a celebridade com uma boa dose de cinismo. Para continuar promovendo a democracia que já vinha sendo exercida no web site oficial da banda, eles incluem trechos musicais produzidos por outras pessoas. O canal de TV online (que já estava no ar desde o dia 26, mas apenas mostrando o clipe de There, There, primeiro single de Hail to the Thief) deve continuar renovando sua programação constantemente incluindo novas apresentações ao vivo, cenas de bastidores e outras idéias visuais da banda.

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