Por apoio a Putin, soprano russa Anna Netrebko se afasta da Ópera de NY

Cantora lírica será substituída pela ucraniana Liudmyla Monastyrska na ópera 'Turandot'

PUBLICIDADE

Por AFP
Atualização:
1 min de leitura

A soprano russa Anna Netrebko, criticada por sua suposta complacência com o presidente Vladimir Putin, suspendeu sua participação em concertos no Metropolitan Opera de Nova York, anunciou a instituição nova-iorquina nesta quinta-feira(3). 

O Metropolitan Opera de Nova York disse em nota que "ao não cumprir as condições do Met de repudiar seu apoio oficial a Vladimir Putin travando uma guerra na Ucrânia, a soprano Anna Netrebko se retirou de seus próximos shows no Met". 

Ela deixará de participar da ópera Turandot, de Puccini, prevista para abril e maio, na qual será substituída pela soprano ucraniana Liudmyla Monastyrska, e de Don Carlo, de Verdi, na próxima temporada, informou a instituição nova-iorquina.

A soprano russa Anna Netrebko, em imagem de 2019 Foto: Joe Klamar/AFP

A famosa soprano já havia anunciado na última terça-feira sua ausência dos palcos "até segunda ordem". 

"Não é um bom momento para me apresentar e fazer música. Espero que meu público entenda essa decisão", disse a soprano, anunciando sua decisão após uma "reflexão", aludindo à invasão russa da Ucrânia. 

A diva russo-austríaca cancelou sua participação na última quarta-feira na Elbe Philharmonic em Hamburgo, adiada para setembro de 2022, e suas apresentações no Scala em Milão e depois em Zurique. 

Continua após a publicidade

Embora não tenha apoiado abertamente o presidente russo, ela é criticada por posar com a bandeira de rebeldes separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia em dezembro de 2015. 

No último domingo, 6, a soprano declarou no Instagram sua “oposição a esta guerra” com a Ucrânia, mas sem criticar os líderes de seu país ou expressar claramente sua solidariedade aos ucranianos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.