MARCOS DE PAULA/ESTADÃO
MARCOS DE PAULA/ESTADÃO

Nova biografia de Roberto Carlos só sai em 2017

Biógrafo Paulo Cesar de Araújo, impedido de comercializar 'Roberto Carlos em Detalhes' há quase dez anos, está na fase de redação do livro; depois de finalizar sua "trilogia robertiana', ele quer começar a escrever a história da música popular brasileira a partir da bossa nova

Julio Maria, O Estado de S.Paulo

06 Outubro 2016 | 10h00

O biógrafo Paulo Cesar de Araújo está na fase de redação da nova biografia sobre o cantor Roberto Carlos. Prevista par sair neste ano, ela só chegará nas lojas em 2017. “Estou na fase da escrita, a mais difícil”, diz Paulo. Ele é o mesmo biógrafo que teve o livro ‘Roberto Carlos em Detalhes’ rejeitado pelo cantor em 2007. Roberto entrou na Justiça pedindo a retirada da publicação e iniciou ali uma longa batalha jurídica. Em 2014, Paulo lançou uma segunda abordagem biográfica sobre o cantor. 'O Réu e o Rei' narrou todos os bastidores do processo movido por Roberto contra o livro. “Com o novo livro, eu fecho uma trilogia”, diz o autor.

Quando questionado sobre as diferenças entre os dois projetos, o novo (que sairá pela Editora Record) e o primeiro, Paulo Cesar diz que 'RC em Detalhes' partia do autor e ia em direção à obra. "Esse faz o caminho contrário”.

Mesmo ciente de que um livro sobre a vida de Roberto pode ser sinônimo de processo certo, a Editora Record já se pronunciou sobre o assunto. “A sociedade não aceitaria mais a proibição de um livro sério, como aceitou em 2004. O Brasil mudou”, disse o editor executivo da empresa, Carlos Andreazza.

Depois de finalizar sua última obra sobre o cantor, Paulo Cesar quer começar a escrever um livro sobre a história da música popular brasileira a partir da bossa nova. “Fiz em minha carreira mais de 200 entrevistas com pessoas importantes do meio. É hora de usá-las.”

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.