Reprodução
Reprodução

No Halloween, confira lista com os videoclipes mais assustadores

Tradicional nos países anglo-saxônicos, Dia das Bruxas (31 de outubro) também virou mania no Brasil; celebre-o relembrando alguns artistas que uniram música ao terror

MARCIO CLAESEN - estadão.com.br,

31 Outubro 2012 | 08h35

Entre doces e travessuras, alguns músicos optaram por agradar pelo som e assustar pelas imagens. Nesta seleção, há lobisomem bailando com zumbis, crianças amedrontadoras e figuras para lá de bizarras para comemorarmos o Halloween - ou Dia das Bruxas.

A tradição de celebrar este dia tem duas explicações. Pode ter surgido com os celtas - que homenageavam os mortos no início de novembro - ou com os católicos que festejam em 1º de novembro o Dia de Todos os Santos. A preparação para esta festa (em 31 de outubro) era chamada de All Hallow's Eve (Vigília de Todos os Santos), nome que teria se transformado na expressão Halloween.

Independentemente da origem, séculos depois, a data serviu de inspiração para compilarmos clipes horripilantes:

5. Rob Zombie, Dragula

Ex-líder do White Zombie, o roqueiro gosta tanto de terror que já dirigiu cinco produções do gênero no cinema. Na música, ele continua em atividade. Seu último álbum é Mondo Sex Head (2012), disco de remixes de alguns sucessos seus, como Dragula, originalmente lançada em Hellbilly Deluxe, em 1998.

4. Tool, Stinkfist

Os californianos do Tool definitivamente não traduzem a região ensolarada de onde vieram em suas músicas. Heavy metal cheio de experimentações e videoclipes repletos de efeitos visuais podem definir esse grupo que já ganhou três Grammys.

3. Nine Inch Nails, Closer

Projeto do músico e produtor Trent Reznor, o Nine Inch Nails lançou seu primeiro disco em 1989, mas ganhou fama mesmo em 1996, com o álbum The Downward Spiral. O vídeo de Closer, dirigido por Mark Romanek (de parcerias com Madonna e David Bowie), gerou polêmicas, com suas referências ao sadomasoquismo e experiências com animais.

2. Aphex Twin, Come to Daddy

Nome artístico do britânico Richard David James, o Aphex Twin faz um som que lembra Prodigy, mas também Nine Inch Nails, Kraftwerk e misturados a ritmos como o drum 'n' bass. O EP Come To Daddy, de 1997, marcou o auge do artista e o vídeo foi escolhido como o melhor dos anos 1990 pelo site especializado em música pitchfork.

1. Michael Jackson, Thriller

Álbum mais vendido de todos os tempos (mais de 70 milhões de cópias), Thriller também gerou um videoclipe histórico com a sua faixa-título. Dirigido por John Landis (de Um Lobisomem Americano em Londres), o clipe, lançado em 1983 e que se assemelha a um curta-metragem, foi gravado em Los Angeles e Nova York e sua história se passa nos anos 1950. Michael torna-se um lobisomem e eterniza uma coreografia de zumbis.

Mais conteúdo sobre:
HalloweenDia das Bruxas

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.