Ney Matogrosso vai receber prêmio especial na cerimônia do Grammy latino

Executivo musical André Midani também será homenageado em novembro, em Las Vegas

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O cantor Ney Matogrosso, junto com outros seis artistas, será homenageado com o Prêmio à Excelência Musical da Academia Latina de Gravação, informou nesta terça-feira, 1º, a instituição. A premiação vai ocorrer no dia 19 de novembro, durante a celebração da 15ª Entrega Anual do Latin Grammy, no Hollywood Theatre, em Las Vegas nos Estados Unidos.

“Estou muito surpreso mesmo e feliz com esse prêmio”, comentou Matogrosso. “Nunca imaginei que a repercussão do meu trabalho chegasse tão longe, que prestassem atenção lá de fora, de forma tão significativa.”. Ainda este ano, ele prepara o lançamento do DVD Atento aos Sinais, seu mais recente projeto. O artista gravou cerca de cinquenta álbuns ao longo de mais de quarenta anos de carreira, desde que se tornou uma sensação como parte do grupo Secos & Molhados nos anos 1970.

Ney Matogrosso na estreia do filme " A Primeira Missa ou Tristes Tropeços, Enganos e Urucum" de Ana Carolina, em junho de 2014 Foto: Iara Morselli/Estadão

PUBLICIDADE

O Prêmio à Excelência Musical é escolhido pela diretoria da Academia Latina de Gravação, e é “concedido àqueles que tenham dado contribuições de extraordinária relevância artística no campo da música em suas carreiras”.

Entre os outros grupos e artistas que receberão a homenagem, estão a banda Los Lobos, que mistura música mexicana com pop americano, o cantor e compositor cubano Willy Chirino e o multiartista mexicano César Costa.

Outro prêmio que será oferecido na mesma ocasião é o Prêmio da Junta Diretiva da Academia, “concedido a indivíduos que contribuíram de forma significativa no campo da música, excluindo performances artísticas”.

É o caso do executivo musical sírio radicado no Brasil André Midani. Considerado um dos responsáveis pelo gerenciamento e lançamento da Bossa Nova, tem um largo currículo em empresas de entretenimento e do mercado fonográfico em toda a América Latina. Entre outros, gerenciou e desenvolveu carreiras de Gilberto Gil, Chico Buarque, Elis Regina e Caetano Veloso. Midani também é líder de organizações internacionais, documentarista e curador de projetos artísticos.

“É um prazer enorme receber esse prêmio, que me reaproxima do convívio maravilhoso que eu tive, através dos anos, com a comunidade latino-americana: eu prezo, respeito e amo a sua música”, comentou o executivo.

Publicidade

A Academia Latina da Gravação é uma organização internacional composta por artistas, músicos, compositores, produtores e outros profissionais técnicos e artísticos da gravação em língua espanhola e portuguesa. Segundo a própria, a organização se dedica a melhorar a qualidade de vida e as condições culturais da música latina e de seus criadores.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.