Músico alemão converte ruído de trânsito em sinfonias

BERLIM (Reuters Life!) - Um músico alemão vem percorrendo as maiores cidades da Alemanha, usando os sons gerados pelo trânsito de passagem para criar música com a ajuda de oito instrumentos criados especialmente para esse fim.

REUTERS

22 de setembro de 2010 | 16h38

Com seu projeto "Urban Audio" (http://www.stadt-akustik.de/start.html), Florian Tuercke, 33 anos, quer pesquisar o potencial musical e de composição do trânsito urbano.

Quando veículos passam pelos instrumentos, que têm formato de grandes esferas douradas e que Tuercke monta temporariamente em cruzamentos movimentados, suas cordas vibram, e os sons gerados são gravados e depois mixados em um estúdio de gravação móvel.

"Os motoristas estão criando uma sinfonia específica de sua cidade", disse o músico. "As diferenças entre cidades podem ser ouvidas nas composições. Em algumas cidades os motoristas são mais agressivos e fazem mais uso da buzina, mas em outras eles dirigem mais silenciosamente."

Os transeuntes podem ouvir a música com fones de ouvido presos aos instrumentos, e, de acordo com Tuercke, suas reações vêm sendo positivas.

"A maioria das pessoas mal acredita que o trânsito seja capaz de criar música tão meditativa. Eles a acham muito suave, tendo o efeito de acalmar."

O projeto vai encerrar seu giro pela Alemanha em Berlim, em 3 de outubro, e depois disso Tuercke pretende lançar um CD com clipes da sinfonia de cada cidade.

(Por Michelle Martin)

Tudo o que sabemos sobre:
MUSICATRANSITOSINFONIAS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.