Evelson de Freitas/ Estadão
Evelson de Freitas/ Estadão

Morre Ubirany, um dos fundadores do Fundo de Quintal, vítima de covid-19

O sambista tinha 80 anos e estava internado em um hospital no Rio, onde morreu na manhã desta sexta, 11

Redação, O Estado de S.Paulo

11 de dezembro de 2020 | 12h01

Um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal, o cantor, compositor e instrumentista Ubirany Félix do Nascimento morreu aos 80 anos, na manhã desta sexta, 11, por complicações decorrentes da covid-19. Ele estava internado em um hospital no Rio.

"É com grande lamento que o grupo Fundo de Quintal, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a público informar o falecimento, na manhã desta sexta-feira (11), de Ubirany Félix do Nascimento, ‘nosso querido’ Ubirany, aos 80 anos de idade. O sambista estava internado no hospital por complicações decorrentes de sua contaminação por covid-19. A assessoria informará, posteriormente, questões sobre velório e sepultamento do sambista. Pedimos respeito ao luto de amigos e familiares, que se manifestarão em momento oportuno e espontâneo", diz nota publicada na conta oficial do grupo no Instagram.

Conhecido por criar o repique de mão, Ubirany ajudou a formar o Fundo de Quintal juntamente com Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Almir Guineto, Sereno e Bira Presidente, no começo da década de 1980, sob as bênçãos da madrinha do samba Beth Carvalho. A origem do grupo, que se tornou uma referência no pagode, se deu no Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos. 

“Ubirany, o maior dos maiores. Inventor do repique de mão, peça fundamental em qualquer roda de samba. Um verdadeiro gentleman. Sempre sorridente, educado, doce, simpático com todos que cruzavam seu caminho. Esse vírus terrível leva embora um pedaço do subúrbio carioca. Que tristeza!”, escreveu a cantora Teresa Cristina em suas redes sociais. 

“Vamos nos lembrar dele assim: sorrindo. Um dos nomes mais importantes da história do samba, Ubirany nos deixou hoje, mais uma vítima dessa horrível pandemia da Covid19. Nossos sentimentos mais profundos para o @grupofundodequintal, seus amigos, familiares e a toda a comunidade do samba que hoje está em luto”, lamentou o sambista Zeca Pagodinho

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.