Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE
Anwar Amro
Anwar Amro

Morre Ikutaro Kakehashi, pioneiro dos instrumentos de música eletrônica

Seus sintetizadores seduziram grupos como Duran Duran, Depeche Mode ou Kraftwerk

AFP

03 de abril de 2017 | 09h14

Ikutaro Kakehashi, fundador da fabricante de instrumentos de música eletrônica Roland, fundamental para a música pop dos anos 1980, faleceu no sábado aos 87 anos, informou nesta segunda-feira, 3, a ATV, empresa que fundou em 2013.

Kakehashi criou a Roland em 1972 em sua cidade natal de Osaka, oeste do Japão. Seus sintetizadores seduziram grupos como Duran Duran, Depeche Mode ou Kraftwerk, assim como artistas pioneiros como Jean-Michel Jarre e Herbie Hancock.

O astro David Bowie também foi um adepto da marca e utilizou uma guitarra Roland GR-500 para gravar o sucesso dos anos 80 Ashes to Ashes. Marvin Gaye contribuiu para popularizar a caixa de ritmos TR-808 com o hit Sexual Healing.

A TR-808 também foi utilizada por grandes figuras do movimento hip-hop como o DJ Afrika Bambaataa, o grupo Beastie Boys e, mais recentemente, o rapper Kanye West, que a incluiu em uma das canções dos álbum 808s & Heartbreak, lançado em 2008.

Kakehashi recebeu em 2013 um Grammy por sua contribuição para a indústria musical com a criação dos sistema MIDI (Musical Instrument Digital Interface - Interface Digital para os Instrumentos Musicais).

Este dispositivo permite a interação entre instrumentos musicais e computadores.

Kakehashi deixou a Roland em 2013 por divergências com a diretoria, de acordo com a imprensa, e fundou a ATV.

Marc Almond, um dos integrantes do grupo britânico Soft Cell, expoente do synthpop, prestou homenagem no Twitter a um "homem que mudou a música".

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.