Morre Ben E.King, intérprete da música 'Stand by Me'

Lenda do soul morreu de causas naturais aos 76 anos

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O cantor de música soul Ben E. King, famoso pelo hit Stand by Me, morreu nesta quinta-feira, dia 30, aos 76 anos, nos Estados Unidos. A assessoria do cantor disse que ele moreu de causas naturais.

O cantor Ben E.King, intérprete da música 'Stand by Me', morre aos 76 anos Foto: AP

 

PUBLICIDADE

Nascido na Carolina do Norte, King era conhecido por sua voz de barítono. Ele começou a carreira no grupo doo-woop The Five Crowns, que logo se transformou nos The Drifters. O grupo enumerou uma série de sucessos na Atlantic Records, a ponto de logo figurar no Hall da Fama do Rock and Roll. King coescreveu e cantou o primeiro hit da banda, There Goes My Baby, em 1959. Ele também participou de outro sucesso, Save the Last Dance for Me.

A música Stand by Me apareceu no álbum Don't Play That Song, lançado em 1962 pela gravadora Atco Records,. O sucesso convenceu Ben E. King à carreira solo.

Outros sucessos de Ben E. King são Spanish Harlem, Don't Play That Song (You Lied) e Supernatural Thing - Part I. A lenda do soul teve seis músicas no top 40 da Billboard americana entre 1961 e 1975. Ele retornou às paradas na década de 1980 graças à inclusão de Stand by Me na trilha sonora do filme de mesmo nome, dirigido por Rob Reiner em 1986 e estrelado por River Phoenix.

Em 1998, gravou um álbum infantil intitulado I Have Songs In My Pocket, escrito e produzido por Bobby Susser. Em 1999, a gravadora BMC anunciou que Stand by Me, escrita por King com Jerry Leiber e Mike Stoller, foi a quarta música mais tocada no século 20 na TV e nas rádios dos EUA. 

No início de 2015, a Biblioteca do Congresso dos EUA adicionou a faixa ao Registro Nacional de Gravações, alegando que “a voz incandescente de King fez da música um clássico”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.