Michael Jackson erra no marketing e perde prestígio

O novo disco de Michael Jackson só chegaàs lojas no fim de outubro, mas o festival de esquisitices queacompanha o pop star já está deliciando a imprensa americana. Asescolhas duvidosas para promoção de seu retorno chamam maisatenção do que o single You Rock My World, que foi recebidocom frieza pelas emissoras de rádio. Enquanto isso, a idéia decobrar US$ 2,5 mil por ingressos para o tributo do MadisonSquare Garden e US$ 5 mil por uma cadeira em um jantarbeneficente deu errado: os dois eventos ainda têm muitosingressos disponíveis.Depois de gastar supostos US$ 30 milhões na gravação deInvincible, é natural que a Sony Music esteja querendopromover a volta de Jacko a todo custo. É difícil entender, noentanto, as escolhas: para um pop star que teve de deixar osEstados Unidos depois de uma série de trapalhadas e episódiosobscuros, organizar um tributo a sipróprio não é exatamente a melhor opção. Participar da aberturado pregão da Nasdaq (que também anda em baixa) também não deve ajudar muito.A imprensa, é claro, diverte-se: Jacko foi recebido no prédio daNasdaq e ficou surpreso ao descobrir que estava em Times Square- simplesmente a região mais conhecida e importante de Nova York. Minutos antes, o cantor havia se perdido no saguão doprédio, cuja entrada lateral pertence à Condé Nast, correndodesesperadamente pelo local, escondido atrás de um guarda-chuva,"feito um coelhinho assustado", como descreveu o jornal NewYork Post.O problema do retorno de Jacko é a estratégia de marketing e afalta de conhecimento do que pode vir a ser o novo público-alvodo cantor. É curiosa, por exemplo, a escolha de celebridades queele acha que podem ajudar em sua volta ao trono de rei do pop.De fato, Britney Spears, que vai fazer um dueto com ele noMadison Square Garden, deve atrair novos grupos de adolescentes,mas Elizabeth Taylor e Liza Minellli, que também vão fazer partedo evento, não estão exatamente em alta. E para tentar fazer umvideoclipe que tem a pretensão de superar Thriller, pagarfortunas para ter a participação de Marlon Brando também nãoparece ser um bom negócio. Não é difícil entender por que o ´NSync desistiu de participar do All Star Tribute.Mesmo se Jacko contratasse Madonna como consultora de marketing,seria difícil recuperar seu prestígio pelo simples fato de que afalta de identidade reflete-se também em suas músicas. O singlede You Rock My World (supostamente a faixa mais comercial de Invincible) é, além de fraco, repetitivo. A música que não chega nem a explorar o potencial vocal de Jacko, começacom um diálogo e segue com um beat que poderia ter sidoprogramado no início dos anos 90.Em uma época em que até as atrações mais pré-fabricadas do mercadoconseguem surpreender ao misturar elementos de diferentesvertentes e contar com a ajuda de profissionais realmentecriativos, é praticamente impossível ver o pop star recuperarseu status. Mesmo com a imprensa desistindo de comentar aaparência do cantor, que continua a surpreender, Jackson devecontinuar na mídia, mas de uma maneira bem diferente deMadonna.

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