Mercado estimula busca por novos gêneros musicais

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Mitchell Peters

PUBLICIDADE

LOS ANGELES (Billboard) - Até recentemente, o compositor Claude Kelly --parceiro de Akron, Brandy e Chrisette Michele-- não sonhava que sua editora musical o colocaria num avião para Nashville, onde participaria da criação de canções para o próximo álbum da artista country Carrie Underwood.

Mas a Warner/Chappell Music quer juntar alguns compositores de gêneros específicos com artistas de fora do seu reduto musical habitual. A ideia é diversificar o talento dos compositores e principalmente buscar o sucesso nas paradas, diz Greg Sowders, executivo da Warner/Chappell Music.

"A música pop hoje é uma mixórdia --uma canção de hip-hop ao lado de uma canção de rock, com talvez uma balada country de Taylor Swift que se meta no meio," diz Sowders. "Então para competir com a forma como as coisas estão agora --e para manter o passo com o mercado do iTunes, que é claramente um negócio orientado para canções avulsas-- tivemos de pegar nossos compositores e decidir como avançar."

Kelly, contratado pelo departamento de música urbana como um autor de R&B, enveredou pelo pop e foi coautor de dois hits: "My Life Would Suck Without You," com Kelly Clarkson, que passou duas semanas no topo da parada Hot 100 da Billboard em fevereiro, e "Circus," com Britney Spears, que em dezembro chegou ao terceiro lugar na mesma lista.

E agora, junto com Underwood, Kelly recentemente escreveu canções para Christina Aguilera, Miley Cyrus e Whitney Houston, entre outras. Ele acha que a possibilidade de compor para o pop e o country abre novas portas para sua carreira.

"Mostra às pessoas que eu não sou um pônei que só conhece um truque," diz Kelly. "A natureza deste negócio é que você só é tão bom quanto o seu último hit. Agora, como parece que eu dou liga com compositores de country e também com gente do R&B, as pessoas estão mais dispostas a jogar qualquer estilo para mim, e tomara que funcione --e esse é o sonho de um compositor."

Publicidade

O cantor e compositor Kevin Rudolf, também contratado pela Warner/Chappell, começou sua carreira como guitarrista de rock em várias canções produzidas por Timbaland. Sua guinada veio com a faixa de rap-rock "Let it Rock," com Lil Wayne, que chegou ao quinto lugar na lista Hot 100 em outubro. Mais recentemente, Rudolf foi o coautor e produtor de "Good Girls Go Bad," do Cobra Starhip. A canção, incluindo a atriz Leighton Meester, de "Gossip Girl," está nesta semana em décima posição na lista Hot 100.

Recentemente, Rudolf escreveu canções para Leona Lewis e os Backstreet Boys. "Sempre foco na música que seja relacionada com todos, seja hip-hop, pop ou rock," disse Rudolf. "Tem de ser algo que obviamente pode ter sucesso na rádio e tem apelo de massa."

Sowders diz que nem todos os compositores se adequam a esse trabalho com uma variedade de gêneros, mas em longo prazo isso pode resultar em maiores oportunidades de faturamento. "Em quantos mais discos você participa, maior a chance de estar na rádio," diz ele. "Quando esses compositores tiverem trabalhados nesse cruzamento de gêneros, fica mais perto chegar ao próximo."

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.