Marisa Monte faz um mergulho em sua obra no projeto 'Cinephonia'

Marisa Monte faz um mergulho em sua obra no projeto 'Cinephonia'

Iniciativa resgata canções que só estavam registradas em vídeo e que agora são lançadas em áudio nas plataformas de streaming

Adriana Del Ré, O Estado de S.Paulo

26 de junho de 2020 | 15h15

Marisa Monte lança nesta sexta-feira, 26, a terceira fase de seu projeto Cinephonia, que deixa disponível nas plataformas de streaming 30 canções gravadas por ela e que até então só estavam registradas em vídeo, em formato VHS e DVD. Há também uma música inédita, Acontecimento (Hyldon), que nunca foi lançada por ela. 

O lançamento de Cinephonia (Phonomotor e Sony Music) foi realizado em três etapas: estreou com Memórias (2001) – Ao Vivo, no dia 11 de junho; seguido por Hotel Tapes (1996) – Ao Vivo, no dia 19, e chega à última fase nesta sexta, 26, com Princípios (1989 – 1992) – Ao Vivo.

No material distribuído para a imprensa, Marisa comenta que todas as canções selecionadas para o projeto fazem parte “de trilhas sonoras dos meus registros audiovisuais, mas que não estavam disponíveis em áudio streaming”. Essa grande compilação é resultado de quatro anos de pesquisas da cantora e compositora, em parceria, desta vez, com arquivistas, biblioteconomistas, pesquisadores, restauradores de áudio e vídeo, técnicos em informática. 

“Durante mais de 30 anos de atividade produzi e acumulei uma quantidade colossal de arquivos e informações nos diversos tipos de formatos e suportes existentes. Arquivos de áudio (de K7 a 2 polegadas), de audiovisual (de VHS a película), fotografias (papel, contatos e slides), partituras, clipping de imprensa, documentos, projetos gráficos, registros de ensaios, áudios de canções sendo compostas, manuscritos, projetos gráficos etc.”, conta Marisa.

Agora, em Princípios (1989 – 1992) – Ao Vivo, a cantora traz músicas como Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar), do Tim Maia, e Você Não Serve Pra Mim, de Renato Barros, que até então só estavam registradas no DVD Mais e que nunca tinham sido lançadas em disco. Elas fizeram parte do setlist de sua segunda turnê, originada a partir de seu segundo álbum, lançado em 1991. 

Vale destacar ainda These Are The Songs (Tim Maia), que conta com participação de Ed Motta e integrou o repertório do primeiro audiovisual da carreira de Marisa, um especial para a TV Manchete, filmado em película e dirigido pelo Nelson Motta e pelo Walter Salles, que foi ao ar 1988. Ela e Ed tinham se conhecido no ano anterior. “Éramos ambos do Rio, fazíamos nossas primeiras apresentações por aí, tínhamos alguns amigos músicos em comum e logo nos aproximamos”, lembra ela, no material para a imprensa.

“Por algum motivo essa canção ficou fora do meu primeiro álbum, mas faz parte do registro audiovisual em home video e agora, 32 anos depois, finalmente está disponível em áudio.”

 

Tudo o que sabemos sobre:
Marisa Monte

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.