Madonna chega ao topo da parada americana

Semanas de marketing intenso e duvidosas polêmicas deram a American Life o primeiro lugar no ranking da Billboard

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Por Agencia Estado
Atualização:

Apesar de críticas negativas e de uma certa idéia na mídia de que "Madonna já era", a pop star conseguiu estrear no topo da parada de álbuns da Billboard com American Life. Quando os números oficiais forem divulgados amanhã, ela vai ter vendido em uma semana entre 250 mil e 300 mil unidades do disco. Ontem, ela foi confirmada também no topo da parada britânica. Várias semanas de uma campanha de marketing cheia de quase-polêmicas e muitas aparições na mídia mostraram que Madonna mantém firme seu lugar de destaque no pop. Os números de American Life não são tão ruins em uma época de vacas magras para a indústria fonográfica. Mas estão bem abaixo do lançamento de Music, que há três anos quase bateu na marca de 500 mil cópias. Madonna chegou até mesmo a usar o download ilegal de faixas do novo disco como uma maneira de promover o trabalho. Quem tentou baixar as canções de sites de troca de arquivos ouviu uma bronca da cantora, que perguntava "que diabos" (em linguagem um pouco mais pesada) a pessoa estava fazendo. A estratégia rendeu, obviamente, muitas reportagens e mais promoção para o disco. No fim de semana anterior ao lançamento, hackers entraram em seu site oficial, colocaram links para arquivos das faixas e disseram que aquilo era "o que diabos" eles estavam fazendo. O trote foi assinado por Morgan Webb, produtora e apresentadora do programa de TV na internet TechTV, que jura não ter nada a ver com a história. Há rumores de que esta teria sido mais uma técnica de publicadade da gravadora Warner Bros. Não se sabe mais o que é polêmica e o que é marketing na carreira da cantora. Esta semana começou a surgir outra conseqüência dos arquivos falsos com a voz de Madonna. É difícil de acreditar que não seja outro plano da cantora, que já teve até remixes lançados de um recado que deixou na secretária eletrônica do DJ Junior Vasquez. O xingamento aos piratas ("What the f... do you think you´re doing?") rendeu uma série de remixes e colagens musicais, que já apareceram em vários sites. A página DMusic, por exemplo, está promovendo um concurso de remixes baseados na frase. O prêmio é uma camiseta e adesivos com os seguintes dizeres: "Boicote a RIAA" (a Recording Industry Association of America, grupo de grandes gravadoras que tem lutado na Justiça contra a pirataria online). Em retrospectiva, o "escândalo" do vídeo original de American Life não foi tão escandaloso assim. O clipe pacifista de Jonas Akerlund não chegou ao ir ao ar, porque Madonna não queria irritar o público americano em meio à guerra no Iraque. Ganhou pontos com os que apoiam "as tropas" e com os pacifistas e rebeldes em geral, pela ousadia. Por sinal, ninguém viu até hoje a suposta cena em que ela joga uma granada no presidente George W. Bush. A cantora garante que o clipe tem "várias versões" e algumas são muito polêmicas. Entre mortos e feridos, a carreira de Madonna parece estar salva. Em meio a tanta "controvérsia", a qualidade ruim da maioria das faixas de American Life (como o rap medíocre do single homônimo) chegou a ganhar pouco espaço na mídia. Outro ponto para Madonna, que ainda não acabou a blitz. Hoje ela aparece no horário nobre da emissora de TV americana NBC em uma entrevista "polêmica" dada para o jornalista Matt Lauer. Ele pergunta por exemplo se ela acha que é "relevante". "Claro que eu sou relevante! Mas, no fim das contas, a Aretha Franklin é relevante? E o Frank Sinatra? Que artista é relevante?"

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