PUBLICIDADE

Led Zeppelin ganha processo por suposto plágio do clássico 'Stairway to Heaven'

Corte de San Francisco determinou que a música de Robert Plant e Jimmy Page de 1971 não plagiou a canção 'Taurus', de Randy Wolfe; compare as duas canções

Por Jonathan Stempel
Atualização:

Os membros da banda de rock Led Zeppelin persuadiram nesta segunda-feira, 9, um tribunal de recursos nos Estados Unidos a reinstituir um veredito do júri de que a banda não roubou o riff de guitarra da abertura de Stairway to Heaven de uma canção obscura escrita quatro anos antes.

Em uma decisão com 9 votos a favor e 2 contra, a 9ª Corte Circuital de Apelações de San Francisco determinou que a música do vocalista Robert Plant e do guitarrista Jimmy Page de 1971 não plagiou a canção Taurus, escrita pelo guitarrista Randy Wolfe, da banda Spirit.

Robert Plant eJimmy Page, em show doLed Zeppelin em 1988 Foto: Don Emmert / AFP

PUBLICIDADE

“O processo de julgamento e apelação foi uma longa subida pela Stairway to Heaven”, escreveu a Juíza Circuital Margaret McKeown em nome da maioria.

Wolfe, que se apresentava como Randy California, se afogou em 1997, mas um administrador de seu patrimônio buscou indenizações que chegariam potencialmente aos milhões de dólares.

“Obviamente, o tribunal errou”, afirmou o advogado do administrador, Francis Malofiy, em uma entrevista. “É uma grande derrota para os criadores, cujas leis de direitos intelectuais deveriam proteger”. Malofiy afirmou que poderá recorrer à Suprema Corte dos Estados Unidos.

Os advogados do Led Zeppelin não responderam imediatamente a pedidos por comentários.

COMPARE AS DUAS CANÇÕES:

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.