'Lazaretto', de Jack White, é vinil mais vendido dos últimos 20 anos

60 mil cópias da edição nesse formato foram vendidas na União Europeia; 'Vitalogy' (1994), do Pearl Jam, teve maior tiragem

EFE

04 de agosto de 2014 | 09h44

A edição de vinil de Lazaretto, último disco de Jack White, se tornou o mais bem-sucedido no formato em 2014 e ainda dos últimos 20 anos graças às 60 mil cópias vendidas na União Europeia, de acordo com dados da Soundscan para a revista Billboard. De acordo com o veículo, que publica semanalmente os números oficiais do mercado norte-americano, Lazaretto está à frente de AM, da banda britânica Arctic Monkeys, com 29 mil cópias vendidas, o segundo vinil mais vendido deste ano. Está também à frente de Random Access Memories, da dupla de música eletrônica francesa Daft Punk, o vinil mais comprado de 2013.

A Billboard cita Vitalogy (1994), do Pearl Jam, como o vinil com maior tiragem no mercado nas últimas duas décadas. Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI na sigla em inglês), apesar da perda de força progressiva da música gravada em formatos físicos diante dos digitais, as vendas de vinis tiveram um crescimento que, em 2012, na União Europeia, foi de 32% em relação ao ano anterior, encadeando seis anos de números históricos. Em 2013, foram vendidos 6 milhões de discos, o que constitui 2% do total das vendas de álbuns na União Europeia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.