PUBLICIDADE

Lançamentos dão fôlego novo à elvismania

Coletânea de hits, pacote de DVDs, livros, trilhas e o sucesso do remix de A Little Less Conversation repõem o astro no trono, após 25 anos de sua morte

Por Agencia Estado
Atualização:

O revival pop de Elvis Presley já começou. Enquanto um remix de uma canção do rei do rock domina a parada britânica de singles, é aguardado no próximo mês um lançamento de uma caixa com três DVDs com apresentações do músico. Em setebro, sai o primeiro disco com os maiores hits do cantor. Além disso, Elvis ganha uma nova geração de fãs por conta de suas canções na trilha sonora do desenho animado Lilo & Stitch, da Disney. A elvismania, empurrada pelo grupo BMG Entertainment e pela gravadora RCA Records, deve ganhar mais impulso no aniversário de 25 anos da morte do artista, em 16 de agosto. O remix de A Little Less Conversation, do DJ holandês Junkie XL (que passou a ser chamado de JXL, a pedido de representantes do rei do rock), está no topo da parada britânica de singles há quatro semanas. A faixa, que toca em dois comerciais da Nike para a Copa do Mundo, estreou na semana passada no 50º lugar da parada de singles da Billboard, que inclui números de vendas e vezes em que a canção é tocada no rádio. Em vendas, o single foi o número 1 no mercado americano na semana passada. Esta é a primeira vez que o cantor é citado na lista Billboard Hot 100 desde 1982. A Little Less Conversation apareceu pela primeira vez na trilha sonora do filme Viva Um Pouquinho, Ame Um Pouquinho. A música esteve recentemente na trilha sonora do filme Onze Homens e Um Segredo, de Steven Soderbergh. Um dos lançamentos mais importantes deste ano é a coleção de DVDs Elvis: The Great Performances, que começa a ser vendida nos Estados Unidos em 13 de agosto por cerca de US$ 50, a coleção inteira, ou US$ 20 cada um dos três discos. Volume 1: Center Stage começa com a estréia de Elvis na TV, em 24 de março de 1956, no programa Stage Show. Focalizado no apelo sexual do ídolo, o volume traz o primeiro teste de atuação do cantor para o estúdio Paramount Pictures e uma versão de Unchained Melody apresentada por ele em um especial de TV em 1977, o ano em que morreu. Volume 2: The Man and His Music foca a vida pessoal do astro. Além de imagens inéditas dele com sua família e os amigos, o DVD traz suas apresentações em especiais de TV como Aloha From Hawaii e Elvis on Tour. Volume 3: From the Waist Up, com narração de Bono, do U2, trata de sua relação com a música e tem clipes de faixas como That´s All Right Mama e Mystery Train. Este disco narra a história de sua revelação como pop star em apenas 12 meses, da época em que era um cantor desconhecido à lendária apresentação no programa de TV The Ed Sullivan Show. Por mais interessante que a coleção de DVDs seja, é uma coletânea de hits do cantor que vai chamar atenção do público. A expectativa é que ELV1S 30 Number One Hits seja para o rei do rock o que a coletânea 1 foi para os Beatles no ano passado (com seus 8 milhões de unidades vendidas apenas nos Estados Unidos). O disco, com lançamento marcado para 24 de setembro pela RCA, vai reunir 30 singles do músico que chegaram ao topo da parada americana. A pedido dos fãs, o remix de A Little Less Conversation será uma faixa bônus do disco. A BMG e a RCA pretendem vender o disco para um público jovem, que nunca comprou nada relacionado com o artista. O objetivo é rejuvenescer a base de fãs do músico e aumentar os números de vendas de seu catálogo. No ano passado, o músico teve 1,4 milhão de discos vendidos em todo o mundo, o que é considerado muito pouco para quem tem um catálogo tão extenso e importante. Até hoje, é estimado que ele tenha vendido 600 milhões de discos na América, mais 400 milhões no resto do mundo. Outra coletânea, a caixa de quatro CDs Elvis: Today, Tomorrow & Forever (RCA), estreou em número 21 na parada de álbuns de country music da Billboard na semana passada. A caixa custa cerca de US$ 70. Ao todo, são 100 gravações do ídolo. Para as crianças, o CD do desenho animado Lilo & Stitch tem seis canções do rei: Stuck On You, Suspicious Minds, Heartbreak Hotel, Devil In Disguise, Hound Dog e Can´t Help Falling In Love. A editora Random House, que faz parte do grupo alemão Bertelsmann, dono da BMG Entertainment, também vai aproveitar a Elvismania para lançar dois livros sobre o artista: The Elvis Treasures e The Girl´s Guide to Elvis. O primeiro, do musicólogo Robert Gordon, vai chegar às livrarias americanas no dia 23. O outro, da documentarista Kim Adelman, tem lançamento marcado para esta semana. A obra bem-humorada é uma espécie de "almanaque" com todo o tipo de informação sobre o pop star: de seu estilo fashion a suas namoradas. A tentativa de relançar Elvis não é fácil. Uma prova foi o show especial da cantora Britney Spears em Las Vegas no ano passado, que foi transmitido ao vivo pelo canal de TV por assinatura HBO. No cartaz de promoção do evento, ela usava uma roupa clássica dele: body-suit branco com detalhes em dourado. Em uma pesquisa informal, a RCA descobriu que a maior parte do público da diva teen associava a roupa ao rei do rock, mas sabia muito pouco sobre o músico. De qualquer maneira, ainda vai se ouvir muito falar em Elvis até o final deste ano, por conta da grande celebração do aniversário de sua morte. A Elvis Week 2002 está marcada para começar em 10 de agosto e vai ter como seu ponto alto Elvis: The 25th Anniversary Concert, um megashow em 16 de agosto, na arena The Pyramid, de Memphis.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.