Lançamentos dão fôlego novo à elvismania

O revival pop de Elvis Presley já começou. Enquanto um remix de uma canção do rei do rock domina a parada britânica de singles, é aguardado no próximo mês um lançamento de uma caixa com três DVDs com apresentações do músico. Em setebro, sai o primeiro disco com os maiores hits do cantor.Além disso, Elvis ganha uma nova geração de fãs por conta desuas canções na trilha sonora do desenho animado Lilo &Stitch, da Disney. A elvismania, empurrada pelogrupo BMG Entertainment e pela gravadora RCA Records, deveganhar mais impulso no aniversário de 25 anos da morte doartista, em 16 de agosto.O remix de A Little Less Conversation, do DJholandês Junkie XL (que passou a ser chamado de JXL, a pedido derepresentantes do rei do rock), está no topo da parada britânicade singles há quatro semanas. A faixa, que toca em doiscomerciais da Nike para a Copa do Mundo, estreou na semanapassada no 50º lugar da parada de singles da Billboard, queinclui números de vendas e vezes em que a canção é tocada norádio. Em vendas, o single foi o número 1 no mercado americanona semana passada.Esta é a primeira vez que o cantor é citado na listaBillboard Hot 100 desde 1982. A Little Less Conversationapareceu pela primeira vez na trilha sonora do filme Viva UmPouquinho, Ame Um Pouquinho. A música esteve recentemente natrilha sonora do filme Onze Homens e Um Segredo, de StevenSoderbergh.Um dos lançamentos mais importantes deste ano é a coleção de DVDs Elvis: The Great Performances, que começa a ser vendida nos Estados Unidos em 13 de agosto por cerca de US$ 50, a coleção inteira, ou US$ 20cada um dos três discos.Volume 1: Center Stage começa com a estréia de Elvisna TV, em 24 de março de 1956, no programa Stage Show. Focalizado no apelo sexual do ídolo, o volume traz o primeiro teste deatuação do cantor para o estúdio Paramount Pictures e uma versão de Unchained Melody apresentada por ele em um especial de TV em 1977, o ano em que morreu. Volume 2: The Man and His Music foca a vida pessoal do astro. Além de imagens inéditas dele comsua família e os amigos, o DVD traz suas apresentações em especiais de TV como Aloha From Hawaii e Elvis on Tour. Volume 3: From the Waist Up, com narração de Bono,do U2, trata de sua relação com a música e tem clipes de faixascomo That´s All Right Mama e Mystery Train. Este disconarra a história de sua revelação como pop star em apenas 12 meses,da época em que era um cantor desconhecido à lendária apresentaçãono programa de TV The Ed Sullivan Show.Por mais interessante que a coleção de DVDs seja, é umacoletânea de hits do cantor que vai chamar atenção do público. Aexpectativa é que ELV1S 30 Number One Hits seja para o reido rock o que a coletânea 1 foi para os Beatles no anopassado (com seus 8 milhões de unidades vendidas apenas nosEstados Unidos). O disco, com lançamento marcado para 24 desetembro pela RCA, vai reunir 30 singles do músico quechegaram ao topo da parada americana. A pedido dos fãs, o remixde A Little Less Conversation será uma faixa bônus dodisco.A BMG e a RCA pretendem vender o disco para um públicojovem, que nunca comprou nada relacionado com o artista. Oobjetivo é rejuvenescer a base de fãs do músico e aumentar osnúmeros de vendas de seu catálogo. No ano passado, o músico teve1,4 milhão de discos vendidos em todo o mundo, o que éconsiderado muito pouco para quem tem um catálogo tão extenso eimportante. Até hoje, é estimado que ele tenha vendido 600milhões de discos na América, mais 400 milhões no resto domundo.Outra coletânea, a caixa de quatro CDs Elvis: Today,Tomorrow & Forever (RCA), estreou em número 21 na parada deálbuns de country music da Billboard na semana passada. Acaixa custa cerca de US$ 70. Ao todo, são 100 gravações doídolo. Para as crianças, o CD do desenho animado Lilo &Stitch tem seis canções do rei: Stuck On You, SuspiciousMinds, Heartbreak Hotel, Devil In Disguise, HoundDog e Can´t Help Falling In Love.A editora Random House, que faz parte do grupo alemãoBertelsmann, dono da BMG Entertainment, também vai aproveitar aElvismania para lançar dois livros sobre o artista: The ElvisTreasures e The Girl´s Guide to Elvis. O primeiro, domusicólogo Robert Gordon, vai chegar às livrarias americanas nodia 23. O outro, da documentarista Kim Adelman, tem lançamentomarcado para esta semana. A obra bem-humorada é uma espécie de"almanaque" com todo o tipo de informação sobre o pop star: deseu estilo fashion a suas namoradas.A tentativa de relançar Elvis não é fácil. Uma prova foio show especial da cantora Britney Spears em Las Vegas no anopassado, que foi transmitido ao vivo pelo canal de TV porassinatura HBO. No cartaz de promoção do evento, ela usava umaroupa clássica dele: body-suit branco com detalhes em dourado.Em uma pesquisa informal, a RCA descobriu que a maior parte dopúblico da diva teen associava a roupa ao rei do rock, mas sabiamuito pouco sobre o músico.De qualquer maneira, ainda vai se ouvir muito falar emElvis até o final deste ano, por conta da grande celebração doaniversário de sua morte. A Elvis Week 2002 está marcada paracomeçar em 10 de agosto e vai ter como seu ponto alto Elvis: The25th Anniversary Concert, um megashow em 16 de agosto, na arenaThe Pyramid, de Memphis.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.