Juliane Freitas/ AE
Juliane Freitas/ AE

K-pop desembarca no Brasil pela 1ª vez

Representado por G.na, 4Minutes e Beast, ritmo coreano chega à América Latina com show em SP

Juliane Freitas - estadão.com.br,

13 de dezembro de 2011 | 15h14

SÃO PAULO - Doze jovens coreanos entraram silenciosos na sala de um hotel em São Paulo. Nada demais se eles não fossem estrelas do outro lado do mundo ( e para uma legião de brasileiros) desembarcando por aqui pela primeira vez.

 

Os cantores e performers das bandas Beast, 4Minute e a cantora G.na vieram representar o K-pop na América Latina, um estilo musical com grande referência no pop ocidental, mega produzido, chiclete, mas com um toque diferente nas letras, "mais profundo", como descreveu G.na.

 

O pop coreano é sucesso da cultura de massa do país asiático, misturando R&B e hip hop em batidas dançantes, evidenciadas por coreografias sofisticadas, registradas em videoclipes virais na internet.

 

 

Apesar de serem uma novidade para muitos, os grupos têm fãs fiéis aqui no Brasil, fato que ficou claro pela presença em quantidade de repórteres de sites especializados no K-pop e pela surpresa declarada pelos entrevistados, ao contarem que foram recebidos no aeroporto com faixas e gritos e com a notícia de que há fãs aguardando por eles no lado do fora do Espaço das Américas desde essa madrugada para o show que acontece na noite desta terça, 13, para 5 mil pessoas.

 

"Quando cheguei no aeroporto senti que a paixão é muito grande", revelou G.na sobre os fãs. "É um imenso prazer representar a Coreia em um evento desse tamanho. Espero mostrar muita coisa para o Brasil", disse a mais velha e falante dos artistas, com idades entre 17 e 23 anos.

 

A honra em representarem seu país e tocar para os brasileiros foi repetida por quase todos em suas falas, assim como a promessa de fazerem o melhor show que puderem. "De tanta vontade de conhecer os fãs brasileiros, voamos 30 horas até o Brasil", disse Gikwang, da boyband Beast. "Queremos dar o nosso melhor e devolver o amor que recebemos", disse Nam Ji Hyun, da 4Minute ao Estado.

 

 

Com a ajuda da tecnologia e das redes sociais, as bandas, ainda em início de carreira já têm significativa fama internacional, uma conquista do K-pop movimentada pela identificação dos jovens com a cultura oriental. "Vejo cada vez mais as pessoas aprendendo as nossas letras. Acho que agora é a vez do pop coreano", diz G.Na. "É o sonho de qualquer artista conhecer diferentes culturas e pessoas de outros lugares do mundo".

 

Eles prometem paixão e entrega para o show em São Paulo, vieram encontrar os fãs brasileiros e conquistar o País.

 

UNITED CUBE CONCERT

Best , 4Minute e G.na

Nesta terça, 13, às 19h

Espaço das Américas

São Paulo

Ingressos pela ingressorapido.com.br

Tudo o que sabemos sobre:
G.na4MinuteBeast

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.