John Scofield e Mike Stern levam um pouco do rock para o jazz

John Scofield e Mike Stern levam um pouco do rock para o jazz

Os veteranos guitarristas mesclam o improviso do jazz com a energia do rock

Emerson Lopes,

18 de agosto de 2010 | 09h09

Para muitos a guitarra é a personificação do rock. Essa idéia não é totalmente errada quando lembramos de lendas das seis cordas como Jimi Hendrix, Eric Clapton, Jeff Beck, Jimmy Page, Angus Young e Richie Blackmore.

 

 

A guitarra elétrica foi e continua sendo a melhor maneira de expressar duas importantes características do rock, o vigor e a energia. Mas essa ‘senhora’ também é usada para atingir um outro tipo de público. Blues, pop e jazz são alguns dos gêneros musicais que se aproveitaram de sua sonoridade.

 

 

No jazz, nomes como Kenny Burrel, Charlie Cristian, Wes Montgomery e Joe Pass provaram que a guitarra poderia servir muito bem para os improvisos do jazz. No início da década de 70, época em que o jazz flertou com o rock, novos guitarristas de jazz se apresentaram como uma ponte entre o toque refinado do jazz e a energia juvenil do rock.

 

 

Ouça o podcast Jazzy com John Scofield e Mike Stern

 

 

Entre tantas nomes que pipocaram na efervescência do fusion jazz estão os guitarristas norte-americanos John Scofield e Mike Stern. Com mais de três décadas de carreira, os quase sessentões Scofield e Stern têm trajetórias parecidas, incluindo uma breve passagem ao lado do trompetista Miles Davis.

 

 

Em seus discos, jazz e rock caminham lado a lado sem que nenhum deles tenha que abdicar de suas características. Tanto a guitarra mais suja de Scofield como a afinação peculiar de Stern transportam o ouvinte para um universo além do jazz tradicional ou do rock pesado.

 

 

Mesmo em gravações ao lado de outros músicos - Medeski Martin Wood, Joe Lovano, Dave Holland, Richard Bona e Yellowjackets - você perceberá que Scofield e Stern conseguem unir de maneira singular dois ritmos aparentemente tão diferentes. Boa audição.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.