Joe Lovano domina premiação entre críticos de jazz dos EUA

No Journalists Jazz Award, ele ficou com o prêmio de melhor disco do ano e melhor saxofonista tenor

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Emerson Lopes - especial para o estadão.com.br

PUBLICIDADE

 SÃO PAULO - Assim como acontece no cinema, na TV e no teatro, o mundo do jazz também tem suas premiações. As mais importantes delas são da revista norte-americana Down Beat, que acontece em agosto (crítica) e dezembro (leitores), e a Journalists Jazz Award (JJA), da Associação dos Jornalistas de Jazz dos EUA, divulgada em junho.

 O prêmio concedido pelos jornalistas espalhados por vários estados norte-americanos é considerado um dos mais influentes e antenados no universo do jazz na atualidade. Neste ano, o JJA chega a sua 14ª edição mesclando novos e tradicionais jazzistas entre seus vencedores. 

 Este ano os grandes vencedores foram o saxofonista Joe Lovano, que ficou com os prêmios de melhor disco de jazz (Folk Art), melhor conjunto e de saxofonista tenor, e o pianista Vijay Iyer, que levou o de músico do ano. É a terceira vez que Lovano vence na categoria disco do ano.

 Entre os vocalistas, os vencedores foram a italiana Roberta Gambarini, que levou o prêmio de melhor cantora e o norte-americano Kurt Elling, que ficou com o de melhor cantor. Entre os veteranos os destaques são para o saxofonista James Moody, que venceu  elo conjunto da obra, Paul Motion, como melhor baterista e Jim Hall, com o prêmio na categoria guitarra.

 O prêmio ainda tem outras categorias como baixista, organista, vibrafonista, revelação, gravadora, revista, site, blog, livro e DVD.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.