Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

João Marcos Coelho lança coletânea de críticas musicais

O jornalista, colaborador do 'Estado', autografa hoje, 27, a partir das 18h30, na Livraria da Vila da alameda Lorena, seu livro 'Pensando as Músicas do Século XXI'

João Luiz Sampaio, colaboração para O Estado de S. Paulo

27 de novembro de 2017 | 06h00

O jornalista e crítico musical João Marcos Coelho lança hoje, a partir das 18h30, na Livraria da Vila (Al. Lorena, 1731) o livro Pensando as Músicas no Século XXI (Editora Perspectiva, 488 págs., R$ 79). A obra reúne textos publicados nos últimos vinte anos na imprensa brasileira e o lançamento será antecedido de um recital de música autoral do violonista e compositor Daniel Muray.

Colaborador do Estado, Coelho é um dos mais atuantes críticos musicais do país. Os textos reunidos na obra foram publicados originalmente nos cadernos Cultura, Aliás, Sabático e Caderno 2, além de publicações como o jornal  Valor Econômico e a revista Concerto.

Os textos trazem as marcas que distinguem Coelho no panorama do pensamento musical. Partindo da noção de que é preciso “ver a árvore sem jamais perder de vista a floresta”, como escreve sobre Aldous Huxley, sua atividade cotidiana de crítico faz com que comentários a respeito de apresentações dialoguem com questões amplas, em que filosofia, história e sociologia articulam-se em busca da compreensão da música e de sua presença na nossa sociedade. 

Da mesma forma, desse olhar que o historiador Carlos Guilherme Mota chama na apresentação de “transversal”, emerge uma questão fundamental para Coelho: a necessidade de se repensar a criação como ponto de partida para a oxigenação do meio musical e da reinserção do universo dos clássicos no debate cultural.

Tudo o que sabemos sobre:
Carlos Guilherme Motamúsica

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.