
13 de março de 2014 | 12h58
O vocalista do Ratos de Porão, uma das bandas mais importantes do punk nacional, João Francisco Benedan, ou João Gordo, completa 50 anos nesta quinta-feira, 13.
Gordo, que cresceu no mundo de punks, já se aventurou como apresentador de televisão. Ficou mais de 10 anos na MTV Brasil e, ao lado de Marcos Mion, antigo desafeto, comandou o programa Legendários na Rede Record. Para os fãs, o artista, que está há 30 anos a frente do Ratos de Porão, continua ativo, autêntico, se reinventando, gravando músicas e fazendo shows.
Neste ano, a banda, em formação original, cai na estrada para shows especiais em comemoração aos 30 anos da gravação do disco Crucificados pelo Sistema, o primeiro do grupo, lançado em 1984 e considerado um dos álbuns mais importantes do hardcore brasileiro.
Polêmicas. Conhecido também pela personalidade forte, João Gordo protagonizou algumas polêmicas durante seus programas na televisão. Em novembro de 2003, durante o programa Gordo a Go-go, na MTV, o cantor trocou insultos e empurrões com o ator e cantor Dado Dolabella chegando até a destruir o cenário do programa.
Em outro episódio, a banda Los Hermanos, ainda em início de carreira, participou do programa de João Gordo também na MTV. Um telespectador entrou no ar pelo telefone e perguntou se era verdade que Marcelo Camelo não gostava de Ramones. Ele respondeu que achava Ramones uma porcaria. Gordo, então, ficou revoltado e chegou a expulsar os integrantes da banda do programa.
Veja fotos da carreira de João Gordo:
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.