Tasso Marcelo/AE - 08/09/10
Tasso Marcelo/AE - 08/09/10

João Donato leva os primeiros Grammy Latino

Brasileiro é autor do álbum 'Sambolero' premiado na categoria de melhor álbum de jazz latino

Associated Press

11 Novembro 2010 | 22h00

A celebração dos Latin Grammy deu a arrancada nesta quinta-feira, 11, com a entrega dos primeiros prêmios em uma cerimônia transmitida pela primeira vez pela internet.

 

Os primeiros prêmios foram para João Donato pelo álbum 'Sambolero' na categoria de melhor álbum de jazz latino.

 

Donato, que na véspera também levou o prêmio especial por Excelência Musical, disse que não entendia porque Aida Cuevas, que ganhou o melhor álbum de tango por "De corazón a corazón mariachi tango", chorou. Quando ele se dirigiu até o local da entrega dos prêmios para receber o seu próprio, compreendeu. "A emoção é muito grande, inenarrável, inexplicável", assinalou.

 

Arturo Sandoval ganhou pelo melhor álbum instrumental, enquanto Tomatito ganhou pelo melhor álbum de flamenco. Ilán Chester ficou com o melhor álbum folclórico e o dedicou a seu país, Venezuela.

Ao abrir a cerimônia o presidente da Academia Gabriel Abaroa Jr. pediu unidade para que se possa construir a "base do sonho de todos os músicos... e todos os envolvidos no processo... possam seguir tendo essa oportunidade sobretudo os jovens que são os que vem chegando e têm o futuro pela frente".

 

Com quatro prêmios cada Alejandro Sans, Juan Luis Guerra e Jorge Drexler se perfilam nesta quinta-feira como os grandes ganhadores dos Latin Grammy, que em sua 11ª edição contará com uma atuação especial de Ricky Martin e a participação da nata da música latina.

 

Se obtiver três dos quatro gramofones aos que aspira por seu mais recente álbum, "Paraíso Express", Sanz, ganhador de 15 Latin Grammy, poderá ascender à liderança histórica dos ganhadores com 18 estatuetas. O recorde atual é de Juanes que possui 17.

 

A Academia Latina da Gravação preparou para esta 11ª edição um espetáculo com figuras como Guerra, Pedro Fernández, Enrique Iglesias, Camila, Rosario e Winsin & Yandel.

 

Gustavo Cerati, em coma por um acidente vascular cerebral que sofreu em maio, conta com duas postulações, a de melhor álbum de rock por "Força natural" e melhor canção de rock por "Déjà vu".

Outra surpresa foi a nominação de Silvio Rodríguez na categoria de melhor disco de cantor por sua mais recente produção, "Segunda cita". O músico cubano tem dito que se trata de "uma vitória da cultura cubana", porque o álbum está voltado completamente a realidade de seu país.

 

Camila, Daddy Yankee e Tommy Torres estão entre os artistas com três nominações cada um, enquanto que Bebe, Rubén Blades, Buika, Andrés Calamaro, Alex Cuba, El Cuarteto De Nos, Estrella, María Gadú, Gilberto Gil, Jotdog, Mala Rodríguez e Vico C têm dois.

 

No total os prêmios serão divididos em 48 categorias.

 

 

 

Veja a premiação por categoria:

 

 

 

Mais conteúdo sobre:
Grammy LatinoJoão Donato

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.