Divulgação
Divulgação

Jesus & Mary Chain está confirmado em festival paulista

A banda escocesa e o grupo galês Los Campesinos! são as grandes atrações da 18ª edição do Cultura Inglesa

Jotabê Medeiros, O Estado de S.Paulo

21 de março de 2014 | 15h23

O grupo escocês Jesus & Mary Chain e o grupo galês Los Campesinos! são as grandes atrações da 18ª edição do Cultura Inglesa Festival, no dia 25 de maio, no Memorial da América Latina. A última vez que o Jesus & Mary Chain esteve no Brasil foi em 2008, para o Planeta Terra Festival. Volta agora na turnê que comemora seus 30 anos de carreira.

Liderado pelos irmãos Jim e William Reid, o Jesus and Mary Chain é considerado uma das bandas fundamentais do indie rock de todos os tempos, disseminadora das mais sublimes abstrações de guitarras. O grupo surgiu em Glasgow, em 1984, numa formação que tinha o baixista Douglas Hart e o baterista Murray Dalglish (trocado depois por Bobby Gillespie, que sairia mais tarde para fundar o Primal Scream).

Sua influência é como um bumerangue: sempre retorna para alimentar o som de grupos como Black Rebel Motorcycle Club, The Horrors, The Foals, The Kills, Warlocks, entre inúmeros outros. O seu disco Psychocandy é referência de gerações - está sendo relançado em uma caixa com mais dois discos e lados B de suas gravações. "Ouvíamos muito Velvet Underground, Dusty Springfield e 13th Floor Elevators. Assim nasceu Psychocandy", contou Jim Reid da última vez que veio ao País.

O culto é realimentado continuamente - a história mais recente foi quando a cineasta Sofia Coppola pôs uma música deles, Just Like Honey, no encerramento do seu cult movie Encontros e Desencontros.

Em 1º de julho de 1990, eles tocaram pela primeira vez em São Paulo. O ingresso custava Cr$ 1 mil e Collor tinha acabado de confiscar a poupança da plateia, tava duro até de comprar cerveja. Os irmãos Reid tocaram de costas para a platéia, erravam barbaramente os riffs e as entradas e terminaram com uma versão de 12 minutos de Sidewalking, segundo contou um leitor de qualidade que esteve lá.

LOS CAMPESINOS

A outra atração confirmada do Cultura Inglesa Festival, Los Campesinos!, foi formada em 2006 na Universidade Cardiff, no País de Gales. Nunca veio ao Brasil. Eles estão em turnê promovendo o disco No Blues (Wichita Records), do ano passado. Corinhos, ambientação eletrônica low tech, guitarras, sarro: o som é uma maçaroca indie que funde as melhores experiências do tipo.

Os seis integrantes costumam, como os Ramones, utilizar o nome da banda como sobrenome: Gareth Campesinos!, Tom Campesinos!, Ellen Campesinos! Faixas como Romance is Boring e You! Me! Dancing! têm apelo igualmente irresistível para as pistas e para o mosh dos festivais.

Tudo o que sabemos sobre:
Jesus & Mary ChainMúsica

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.