Jay-Z vence disputa legal por música 'Big Pimpin'

O rapper enfrentava um processo de violação de direitos autorais

PUBLICIDADE

Por Jonathan Stempel
Atualização:

Um tribunal federal de apelações dos Estados Unidos concedeu nesta quinta-feira, 31, uma vitória para o músico Jay-Z em um processo de violação de direitos autorais que alegava que o rapper usou sem permissão o trecho de uma canção de um compositor egípcio para seu hit Big Pimpin', de 1999.

PUBLICIDADE

+++ Drake supera Elvis Presley com mais hits no top 10 da Billboard

A Corte do Nono Circuito de Apelações dos EUA em Pasadena, na Califórnia, decidiu por 3 a 0 que o sobrinho do falecido compositor Baligh Hamdy não tinha base legal para seguir com reivindicações de direitos autorais pela música Khosara Khosara, feita em 1957 pelo seu tio.

O juiz Carlos Bea disse que o sobrinho, Osama Ahmed Fahmy, não poderia processar Jay-Z e o produtor de hip-hop Timbaland somente porque a lei egípcia reconheceu um “direito moral inalienável” de autores contestarem usos impróprios de trabalhos protegidos por direitos autorais.

Jay-Z durante show no Barclays Center, em Nova York, em2016. Foto: Chad Batka/The New York Times 

Keith Wesley, um advogado de Fahmy, não respondeu imediatamente pedidos de comentários.

Jay-Z e Timbaland, cujos nomes verdadeiros são Shawn Carter e Timothy Mosley, haviam inicialmente pensado que Khosara era de domínio público, mas em 2000 Timbaland pagou 100 mil dólares à EMI Music Arabia por direitos musicais após o selo contestar.

Fahmy tomou ciência de Big Pimpin' por volta desta época e processou em 2007, reivindicando ter alguns direitos sobre a música Khosara.

Publicidade

Big Pimpin’ foi uma faixa do álbum de Jay-Z, Vol. 3: Life and Times of S. Carter, de 1999.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.