Paul Tonge Hansons/ Divulgação
Paul Tonge Hansons/ Divulgação

Jaqueta de John Lennon é vendida por 7 mil libras

Uma jaqueta azul de estilo Nehru que John Lennon vestiu no final dos anos 1960 foi adquirida por 7 mil libras em uma leilão da casa Hansons, na Inglaterra.

O Estado de S.Paulo

22 de agosto de 2013 | 14h55

Apesar de ter meio século de vida, a peça encontra-se em perfeito estado, com certificado que garante ser original de John Lennon. O comprador, que permanece anônimo, esteve presente no momento do leilão, segundo confirmou a Agência EFE.

A Hansons estimava inicialmente seu preço entre 8 mil e 12 mil libras. A jaqueta, de cor azul, segue o estilo das utilizadas na capa do oitavo álbum do grupo, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967).

Seu último dono foi Anthony Goddard, um amigo próximo da assistente pessoal dos Beatles, Jojo John. Jojo tinha ficado com uma grande quantidade de pertences usados pelos membros da banda. Ela recebeu tanto a jaqueta quanto outros artigos dos Beatles quando Lennon se mudou para os Estados Unidos. "Me deram a jaqueta em uma das minhas festas de aniversário no inícios dos anos 1970. Jojo foi uma boa amiga e tinha adquirido muitos pertences abandonados dos membros do grupo", disse Goddard, que durante 25 anos a manteve exposta em sua casa.

O único sinal de ter sido usado é um leve arranhão na manga esquerda e que o diretor da casa de leilões, Charles Hansons, não hesita em atribuir a Lennon. "Não tenho nenhuma dúvida de que John Lennon usou este jaqueta no final dos 60. Alguém me perguntou se seu DNA poderia ainda estar na jaqueta", disse Hansons dias antes do leilão.

Em maio, uma guitarra usada por John Lennon em 1967 foi vendida por US$ 408 mil na casa Julien's Auctions, em Nova York. EFE

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.