PUBLICIDADE

Ike dá a sua versão do romance com Tina Turner

Ele está lançando A Verdadeira História Que Nunca Foi Contada Sobre Tina Turner, em que diz nunca ter espancado a cantora. Em entrevista, Ike fala em voltar a trabalhar com ela. "Seria um sucesso."

Por Agencia Estado
Atualização:

A história da música reserva dois longos capítulos para Ike Turner. No primeiro, ele é oficialmente o homem que criou o rock-and-roll em 1951 ao gravar a música Rocket 88. No segundo, é quem descobriu e ensinou o caminho das pedras a Tina Turner antes de socá-la, xingá-la, traí-la, humilhá-la. Ao primeiro, Ike quer acrescentar alguns parágrafos. "Elvis Presley roubou os negros." Sobre o último, quer reescrevê-lo. "Com certeza eu dei uns tapas na Tina. Nós brigávamos e houve vezes em que eu acertei socos nela sem pensar. Mas nunca a espanquei." No livro A Verdadeira História Que Nunca Foi Contada Sobre Tina Turner, Ike conta detalhes da relação com a mulher que o suportou mesmo sabendo que ele tinha outras quatro. "Acredito que ainda vou gravar com Tina e fazer sucesso", diz nesta entrevista exclusiva ao JT. Por que você decidiu escrever o livro "A Verdadeira História Que Nunca Foi Contada Sobre Tina Turner"? Ike Turner - Porque havia um filme e um livro (de Tina Turner) que não contavam a verdade. E havia muita verdade para se contar. E agora a verdade foi dita? Sim. A história do rock sempre foi muito confusa. O Rock and Roll of Fame de Cleveland e muitos músicos consideram você o verdadeiro criador do rock por ter feito "Rocket 88" três anos antes de Elvis Presley surgir. Você se considera o pai do rock? Eu acho que criei algo novo quando fiz Rocket 88. Em 1951 não tinha idéia de que, tantos anos depois, seria considerado o primeiro homem a gravar um rock. Os brancos aparecem no meio dos anos 50, pegam o rhythm and blues dos negros e começam a fazer sucesso com o mesmo ritmo, chamando-o de rock and roll. Os negros foram "roubados"? Sim, os brancos roubaram os negros. As estações de rádio dos brancos podiam tocar música negra mas não faziam isso. Só começaram a tocar músicas gravadas por artistas negros depois de Rocket 88. Já as rádios negras nunca puderam tocar a música dos brancos. Os garotos brancos começaram a querer ficar parecidos com os negros. Eles passaram a copiar suas músicas e mudaram o nome para rock-and-roll. E Elvis Presley? Ele foi o primeiro a "roubar" os negros. Me copiou logo que começou a cantar, em Memphis. Eu não sei se Elvis Presley foi mesmo o Elvis Presley que ficou para a história. Ele copiava uma série de coisas que a gente fazia como, por exemplo, Blue Suede Shoes. Little Richard também roubou seu trabalho? Sim, roubou a parte do piano da música Rocket 88 e fez um de seus maiores sucessos. Você diz no livro que não gosta de Tina Turner... Não gostaria de falar muito sobre esse assunto. Tina Turner foi parte de minha vida, fez parte de minha carreira. Uma boa parte. Cometi um erro. Assinei um contrato de US$ 45 mil com a editora e não achei que isso fosse dar a ela o direito de me retratar como ela quisesse. Foi um erro. Ike, ao mesmo tempo em que você diz não gostar de Tina, dedica o livro a ela. O que você sente afinal? Não sinto nada. Acho até que, no futuro, poderemos trabalhar juntos. Acho que seria um grande sucesso. Temos coisas que o mundo gostaria de ver. Por que você batia em Tina? Não quero voltar a isso porque já discuti o assunto no livro. Não quero falar sobre o assunto. Tudo o que tinha a dizer sobre Tina Turner está no livro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.