
13 de março de 2013 | 10h26
Um comunicado no site de Banks disse que ele faleceu no dia 7 de março e foi encontrado em sua casa depois de não comparecer a uma sessão de gravação.
Considerado por muitos como um pioneiro da guitarra do rock progressivo, sua morte foi lamentada pelos integrantes da banda Yes, formada em 1968, em um comunicado.
"Estamos profundamente entristecidos em saber da morte de nosso colega de banda e membro fundador do Yes, Peter Banks", afirmou o comunicado.
"Ele era uma grande peça do conjunto que fez o Yes o que ele é, e nossos pensamentos, sinceras condolências e orações estão agora com ele e sua família. Peter, nós sentiremos enormemente sua falta", acrescentou a banda no comunicado.
De acordo com uma declaração oficial à imprensa, Banks participou nos dois primeiros álbuns do Yes, que ficou conhecido por seu estilo sinfônico e instrumentação complexa.
Banks depois formou o grupo Flash e lançou três álbuns elogiados pela crítica, antes de formar outra banda, chamada Empire. Ele lançou cinco álbuns solo ao longo de sua carreira.
(Reportagem de Tom Brown)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.