05 de abril de 2011 | 06h00
O projeto A Filosofia do Rock, que começa nesta terça-feira, 5, no CCBB, foi criado para identificar pontos de afinidade entre o gênero musical e importantes correntes de pensamento. Se a filosofia se debruça sobre os problemas da existência humana, o rock é, desde seu surgimento, um dos gritos mais fortes de expressão de angústias, sentimentos e questionamentos, seja na cultura pop ou em vertentes alternativas.
As aulas-show, temáticas, ocorrem sempre na primeira terça-feira do mês. A cada encontro, a filósofa Márcia Tiburi recebe um convidado (veja a programação abaixo).
Um dos participantes é o músico e crítico Kid Vinil, que vai tratar de punk rock e Nietzsche. "O rock nasceu como uma brincadeira. O pessoal queria se divertir", afirma Kid. "Quando chegam os anos 1960, com gente como o Bob Dylan, a geração beatnik e o s movimentos de contracultura em geral, a coisa ficou mais séria. Os roqueiros eram poetas mesmo."
Como se pode ver, não deve faltar assunto - e música - no evento.
PROGRAMAÇÃO
5/4
Bob Dylan e Walter Benjamin
Com Thedy Corrêa
3/5
Beatles e Wittgenstein
Com Simoninha
7/6
As mulheres na história do rock
Com Elisa Gargiulo
5/7
Legião Urbana e Michel Foucault
Com Thedy Corrêa
9/8
Punk Rock e Nietzsche
Com Kid Vinil
13/9
Velvet Underground, Nietzsche e as Filosofias Pós-Modernas
Com Thedy Corrêa
4/10
Rolling Stones e as Filosofias Negativas
Com Nelson Motta
8/11
Radiohead e Nirvana, Ideologia e Sociedade do Espetáculo
Com Thedy Corrêa
A Filosofia do Rock - CCBB. Cinema (70 lugares). R. Álvares Penteado, 112, 3113-3651, metrô São Bento. 10 anos. 3ª, das 19h30 às 21h30. Grátis (retirar ingressos 1 hora antes).
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.