TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO
TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO

Gil, Caetano e Paulinho inspiram coleção 'Oitentões' em streaming

Plataforma Curta!On selecionou séries e filmes ligados aos artistas que chegaram à faixa etária em 2022

Redação, O Estado de S.Paulo

04 de julho de 2022 | 05h00

A plataforma Curta!On lançou a coleção 80tentões, uma seleção de produções que abarcam a obra de músicos brasileiros recém-chegados à faixa etária.

Para os fãs de Gilberto Gil, há Tempo Rei (1996), que mostra o retorno do cantor a Ituaçu, cidade baiana onde nasceu e ficou décadas sem visitar, e também Kaya N’Gan Daya, gravação de um show do cantor na capital paulista em 2001. 

A série 101 Canções que Tocaram o Brasil, apresentada por Nelson Motta, revê a evolução musical do País ao longo de 13 episódios. Em alguns deles, como O Caldeirão Musical e Nada Será Como Antes, há foco em nomes marcantes da MPB nos anos 1960 e 1970. O período entre 1967 e 1969 também é tema do filme Tropicália (2012), retrato do movimento cultural repleto de imagens de arquivo.

O Mistério do Samba (2008) documenta histórias da velha-guarda da Portela, e até mostra versões de músicas dos anos 1940 nunca antes gravadas. Além de Zeca Pagodinho, o documentário conta com participação de Paulinho da Viola, que chega aos 80 em novembro.

Milton Nascimento, que recentemente anunciou a aposentadoria dos palcos, pode ser visto em A Sede do Peixe (1997), especial que mostra momentos descontraídos e musicais de sua carreira, e também no episódio que leva seu nome na série Musicalmente na América Latina (2020).

O Curta!On está disponível na plataforma Now e também no site próprio, que permite um período teste de sete dias grátis para novos assinantes.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.