Ana Jobim/Divulgação
Ana Jobim/Divulgação

'Garota de Ipanema' se torna a música brasileira mais gravada de todos os tempos

Composição de Tom Jobim e Vinicius de Moraes tomou o lugar de 'Aquarela do Brasil' no ranking de canções nacionais com mais gravações

Redação, O Estado de S.Paulo

17 de fevereiro de 2022 | 11h27

A música Garota de Ipanema, parceria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, é a canção brasileira mais gravada de todos os tempos, de acordo com um levantamento do Ecad. A música assumiu a liderança do ranking, que era de Aquarela do Brasil, de autoria de Ary Barroso

A mudança foi constatada pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) a partir de um novo levantamento com informações atualizadas no banco de dados da associação no fechamento do ano de 2021. O último levantamento tinha sido realizado em outubro do ano passado, quando Aquarela do Brasil figurava em primeiro lugar e Garota de Ipanema em segundo. 

A música, um dos grandes marcos da Bossa Nova, que já ganhou até versão em inglês cantada por Frank Sinatra ao lado de Jobim, foi gravada 423 vezes. A segunda colocada no ranking, Aquarela do Brasil, tem 416 gravações. Completam o top 5 de canções brasileiras mais gravadas Carinhoso, de Pixinguinha e Braguinha, com 414 gravações, Asa Branca, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, com 361 gravações e Manhã de Carnaval, de Luiz Bonfá e Antônio Maria, gravações 293 vezes.

De acordo com o Ecad, as alternâncias nesse ranking ocorrem a partir do cadastro de novas gravações de músicas nas associações (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC) que administram o Ecad. Compositores, artistas e demais titulares se filiam a uma delas e atualizam os seus cadastros com as novas composições e gravações. São esses dados que formam o banco de dados do Ecad, um dos maiores da América Latina.

 

 

Confira o ranking das 10 músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos

  1. Garota de Ipanema - Vinicius De Moraes / Tom Jobim - 423 gravações
  2. Aquarela do Brasil - Ary Barroso - 416 gravações
  3. Carinhoso - Braguinha / Pixinguinha - 414 gravações
  4. Asa Branca - Humberto Teixeira / Gonzagão - 361 gravações
  5. Manhã de Carnaval - Antônio Maria / Luiz Bonfá - 293 gravações
  6. Eu Sei Que Vou Te Amar - Vinicius de Moraes / Tom Jobim - 268 gravações
  7. Corcovado - Tom Jobim - 256 gravações
  8. Chega de Saudade - Vinicius de Moraes / Tom Jobim - 254 gravações
  9. Wave - Tom Jobim - 253 gravações
  10. Desafinado - Newton Mendonça / Tom Jobim - 241 gravações

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.