Reprodução
Reprodução

'Gangnam Style' pode virar verbete de dicionário britânico

O Collins recebeu mais de 7 mil sugestões para a sua base de dados online; doze palavras do ano - uma para cada mês - foram então selecionadas

PETER SCHWARTZSTEIN, Reuters

20 de dezembro de 2012 | 15h42

Ele tem o vídeo mais assistido da história do Youtube, tornou-se a sensação do pop com uma dancinha que varreu o mundo e agora o cantor coreano Psy deve consolidar seu lugar na cultura popular com o reconhecimento de um dicionário britânico.

Gangnam Style, a canção hit de Psy, foi escolhida ao lado de "abismo fiscal" e "Romneyshambles" para se tornar palavras do ano do Collins Dictionary.

"Procurávamos por palavras que contassem a história do ano", afirmou Ian Brookes, editor consultor do dicionário. "Algumas palavras vêm de eventos que ocorreram e sumiram e não devem continuar... mas outras provavelmente estão aqui para ficar."

Outros verbetes vêm da política norte-americana. "Abismo fiscal" obteve muita atenção como o prazo para o Congresso e o presidente Barack Obama a entrarem em um acordo sobre os gastos do governo e os impostos.

 

E o termo "Romneyshambles" entrou para o domínio público britânico depois da visita cercada de gafes de Mitt Romney a Londres em julho, na qual ele perguntou sobre a prontidão da Grã-Bretanha para sediar as Olimpíadas.

A inclusão de "47 por cento" na lista depois de um vídeo mostrar Romney dizendo a doadores de campanha que 47 por cento dos norte-americanos certamente votariam em Obama por causa de sua dependência do governo coroou um ano ruim para o candidato perdedor.

O Collins recebeu mais de 7 mil sugestões para a sua base de dados online.

Doze palavras do ano - uma para cada mês - foram então selecionadas com base na frequência com que são pronunciadas, em quantos lugares apareceram e sua longevidade no discurso público.

Fazer parte da lista do ano de palavras do Collins não é garantia de inserção no dicionário seguinte.

Mas o Gangnam Style tem boas chances de conseguir, afirmou Brookes.

"É obviamente uma besteira, então existe a possibilidade de ela sumir. Mas foi ouvida por tantas pessoas que acho que provavelmente ela ganhou o direito de entrar no dicionário."

Tudo o que sabemos sobre:
músicaPsyGangnam Style

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.