Divulgação
Divulgação

Fourplay é a síntese do smooth jazz

Quarteto norte-americano é um dos mais bem sucedidos grupos do smooth jazz

06 Julho 2010 | 20h56

Emerson Lopes

SÃO PAULO - O smooth jazz é um "avanço" natural do fusion, que dominou a cena jazzística durante os anos 70. Para os ouvintes mais tradicionais, o smooth jazz não deve ser levado a sério, já que o improviso não tem papel de protagonista aqui.

Apesar de ser pejorativamente apelidado de música para tocar em elevador, o smooth jazz tem atraído cada vez mais seguidores. Atualmente, há vários festivais e rádios nos EUA especializados em divulgar o smooth jazz.

 

som Ouça o podcast especial sobre o Fourplay

 

Dentro deste segmento, poucos grupos são tão influentes como o quarteto Fourplay, originalmente formado por Bob James (piano), Harvey Manson (bateria), Lee Ritenour (guitarra) e Nathan East (baixo). Criado em 1991, o grupo tem mais de uma dezena de discos lançados e dois DVDs.

 

Durante a trajetória de duas décadas, o grupo passou por duas mudanças, ambas no comando da guitarra. No fim dos anos 90, Ritenour deixou o grupo e foi substituído por Larry Carlton. Após uma década com o Fourplay, Carlton resolveu investir em sua carreira solo. Em seu lugar foi escolhido o veterano guitarrista Chuck Loeb. Um novo disco, o primeiro com Loeb, é esperado até o fim de 2010.

Mais conteúdo sobre:
Fourplay

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.