Fender/Handout via REUTERS
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Fender lança aplicativo de aulas de guitarra online para manter clientela

Objetivo da empresa é conquistar músicos iniciantes e convencê-los a não desistir do instrumento

Reuters

06 de julho de 2017 | 11h08

SAN FRANCISCO - A Fender Musical Instruments Corp, cujas guitarras elétricas foram usadas por artistas como Jimi Hendrix e a banda Nirvana, está entrando no negócio do software com um aplicativo para aulas de guitarra.

A empresa de Scottsdale, no Arizona, está lançando o "Fender Play", um sistema online para o aprendizado do instrumento que o diretor-executivo Andy Mooney, um veterano da Nike e da Disney, espera reduzir o número de desistências entre aspirantes a guitarristas. Ele disse que 45% das guitarras da empresa são vendidas a iniciantes, mas que 90% deles abandonam o instrumento dentro de um ano e jamais se tornam clientes frequentes.

"Os 10% que vão além do primeiro ano possuem uma média de sete guitarras", disse Mooney em uma entrevista. "Quando reunimos os dados e analisamos os fatos, dissemos 'ah meu Deus, se simplesmente reduzíssemos o índice de desistência mesmo em 10%, talvez pudéssemos dobrar o tamanho da indústria."

A indústria de instrumentos musicais cresceu 9% nos últimos cinco anos e vendeu US$ 7,1 bilhões no varejo, mas continua bem abaixo do pico de 7,7 bilhões de 2005, de acordo com dados da revista The Music Trades.

Após uma apresentação gratuita, o Fender Play cobra US$19,99 por mês e consiste de uma série de vídeo-aulas que pressupõe desconhecimento do assunto. Mooney disse que seu modelo foi o Lynda.com, a plataforma de aprendizagem online adquirida pelo LinkedIn por 1,5 bilhão de dólares que desafiou as expectativas de que não conseguiria competir com os vídeos gratuitos da internet.

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