
05 de outubro de 2012 | 14h35
"The Rolling Stones Charlie is my Darling - Ireland 1965" estreou no Festival de Cinema de Nova York esta semana, trazendo imagens cuidadosamente restauradas a partir de uma câmera de mão da viagem de dois dias da banda a Belfast e Dublin.
Divulgado na esteira do lançamento do filme "A Hard Day's Night" dos Beatles, o vídeo era um esforço para fazer os Rolling Stones se acostumarem a ser seguidos por uma câmera, disse a produtora Robin Klein. O vídeo foi filmado pelo cineasta Peter Whitehead.
"Eles não sabiam o que iriam fazer com aquilo no momento", afirmou ela a jornalistas no festival, que, assim como os Stones, também está comemorando seu 50o aniversário este ano. "Era só para colocá-los em frente à câmera."
Embora mais ousados e obscursos que muitos de seus contemporâneos musicais, Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones, Bill Wyman e Charlie Watts, no entanto, exalam juventude e amabilidade enquanto zanzam para a câmera.
Mas a sofisticação deles transparece, principalmente em comentários de Jagger ponderando o sucesso da banda e a política da época. Também fica exposto o poder sexual dos Stones, à medida que o notório líder da banda seduz o público a tal frenesi que a banda é perseguida fora do palco em Belfast por fãs empolgadas.
A turnê ocorreu apenas algumas semanas depois de "(I Can't Get No) Satisfaction" atingir o topo das paradas musicais.
Por trás das cenas, o filme mostra Jagger e Richards cantando alegremente as músicas dos Beatles "I've Just Seen a Face" e "Eight Days A Week" e imitando Elvis Presley cantando "Are You Lonesome Tonight".
"Charlie" apresenta mais de 90.000 quadros individuais restaurados a mão, e mais da metade não foi vista em público, disse o diretor Mick Gochanour.
Duas versões anteriores e mais curtas foram feitas a partir da filmagem na década de 1960, mas nunca foram formalmente lançadas, embora tenham chegado ao mercado pirata, disse o publicitário Tracey Jordan.
"Charlie is my Darling" será lançado nos formatos DVD e Blu-ray, como parte de um box à venda mundialmente em 6 de novembro.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.