PUBLICIDADE

Fãs mantêm viva a lenda de Jim Morrison, que completaria 75 anos

Seu túmulo, rodeado por uma cerca metálica, não necessita de datas especiais para ser habitualmente o mais visitado

Por Marta Garde
Atualização:

Jim Morrison completaria 75 anos neste sábado,3, e o carinho dos fãs ao se depararem com o túmulo no cemitério Père Lachaise de Paris, cidade onde o artista morreu no dia 3 de julho de 1971, mostra que, longe de extinguir a lenda, a morte do ex-vocalista da The Doors apenas o engrandeceu.

Flores frescas e garrafas de bebidas alcoólicas estão constantemente sobre a sepultura, isso sem falar nas inúmeras visitas de fãs e turistas que contrastam com a calma nos demais túmulos.

Museu em homenagem a Jim Morrison, na Califórnia Foto: Eugene Garcia/ EFE

PUBLICIDADE

O universo do rock ainda chorava pelas mortes quase consecutivas de Jimi Hendrix e Janis Joplin - que, como ele, também morreram aos 27 anos - quando James Douglas Morrison, popularmente conhecido como "O Rei Lagarto", se instalou na capital francesa com a namorada, Pamela Courson.

O Morrison obeso e alcoólatra que em março de 1971 se refugiou dos seus problemas pessoais e jurídicos em Paris se distanciava muito daquele que se tornou um ídolo das massas, que aplaudiam sua entrega e irreverência.

Um ano antes de ser encontrado morto na banheira do seu apartamento pela companheira, o artista foi condenado a seis meses de prisão por conduta obscena durante um show em Miami, mas o pagamento de uma fiança de US$ 50 mil o deixou em liberdade.

Em 2010, em meio às dúvidas que cercaram esse polêmico incidente, Morrison ganhou um perdão póstumo.

"Sua música foi importante em todos os aspectos, tanto para as novas gerações como para os mais velhos. Acredito que é tão universal e tão atual que ainda mantém sua essência, e por isso é tão importante vir aqui", explicou Emmanuel Medrano, um turista mexicano de 31 anos.

Publicidade

Embora muitos dos fãs desconheçam que Morrison nasceu em 8 de dezembro de 1943 em Melbourne, na Flórida, seu túmulo, rodeado por uma cerca metálica, não necessita de datas especiais para ser habitualmente o mais visitado.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.