Leonardo Soares/AE
Leonardo Soares/AE

Fãs lotam o Via Funchal para ver o Belle & Sebastian

Nove anos depois da primeira apresentação no Brasil, banda volta com nova discografia

Luciana Ribeiro

11 de novembro de 2010 | 05h38

SÃO PAULO - Os fãs do Belle & Sebastian lotaram na noite desta quarta-feira, 10, o Via Funchal para ver a banda escocesa tocar mais uma vez em solo brasileiro, depois de uma longa pausa de 9 anos. O grupo, fomado em 1996 em Glasgow, já gravou 9 discos, incluindo o último "Write About Love" lançado no mês passado.

Alguns fãs, como o engenheiro Jairo Ammirati, já haviam visto o show da banda em 2001, e aguardavam desde então por uma nova passagem do grupo pelo Brasil. Outras pessoas na plateia não conheciam o trabalho do Belle & Sebastian, mas se entusiasmaram com o show. João Villaverde disse que nunca tinha ouvido uma música do grupo, mas que se animou já no começo da apresentação. "As músicas são divertidas, foi fácil se envolver no clima do show".

A platéia cantou sucessos antigos como o I'm Cuckoo e Piazza, New York Catcher, juntamente com os novos sucessos de Write About Love.

A banda atualmente formada por Stuart Murdoch (vocais, guitarra e teclados), Stevie Jackson (vocais e guitarra), Chris Geddes (teclados), Richard Colburn (bateria), Sarah Martin (violino e vocais), Mick Cooke (trompete e baixo) e Bobby Kildea (guitarra e baixo) parecia bastante a vontade no palco. Durante as quase duas horas em que o show durou, Stuart animou o público com suas danças e até arriscou um pouco de português: "Boa noite São Paulo", disse, acrescentando que finalmente a banda estava de novo tocando na cidade.

Stuart ainda convidou fãs para subirem ao palco e dançar com a banda durante duas músicas seguidas, "recompensando-os" no final com medalhas. O vocalista da banda também arriscou-se no meio da plateia, atravessando a pista premium até a grade que faz a divisão com a pista normal, levantando aplausos e assobios da multidão.

Thiago Brancatelli, editor do blog de entretenimento "Two Cold Fingers", resumiu o sentimento de muitos que assistiram ao show. "Fui surpreendido pela a animação da banda, pelo perfeccionismo, pela proximidade que o grupo teve com o público", disse.

O Belle & Sebastian toca ainda nesta sexta-feira, 12, no Circo Voador no Rio de Janeiro. O show só foi possível depois que fãs da banda se mobiliaram por meio de redes sociais para levar a atração à cidade.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.