
13 de março de 2019 | 17h19
A dupla Sandy & Junior, que encerrou a carreira em 2007 após anos de sucesso, animou seus fãs com a divulgação de uma turnê de shows em comemoração aos 30 anos da primeira apresentação. O Estado separou os alguns momentos marcantes na trajetória dos irmãos, que são filhos do também cantor Xororó, da famosa dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó.
A dupla foi revelada no palco do Som Brasil, programa da TV Globo apresentado por Lima Duarte. Sandy, então com 6 anos, e Junior, com 5, cantaram a célebre Maria Chiquinha. Hoje, a música é tida como machista, já que seus últimos versos sugerem um feminicídio. A apresentação projetou os dois para uma carreira de sucesso, que, apesar da resistência dos pais, optaram pela carreira artística.
Aniversário do Tatu foi a estreia de Sandy & Junior no mundo dos discos. Produzido pelo pai da dupla, o também cantor Xororó, e lançado no programa Domingão do Faustão, da TV Globo, o álbum ganhou um disco de ouro por vender mais de 230 mil cópias.
O filme escrito e estrelado por Renato Aragão contou com as participações de Sandy, no papel de Márcia, e de Junior, cujo personagem tinha seu nome.
Na tela da extinta Rede Manchete, os irmãos apresentaram o programa de auditório Sandy & Junior Show, voltado para crianças e adolescentes. Um mix de reportagens, entrevistas e brincadeiras dava o tom da produção, que acabou ficando no ar por poucos meses.
Com quatro temporadas na TV Globo, o seriado dominical, protagonizado pela dupla, trazia histórias fictícias do cotidiano de Sandy, Junior e seus amigos de colégio, com discussões sobre adolescência e seus conflitos.
Com os sucessos As Quatro Estações, Olha o que o Amor Me Faz, Imortal e Vamo pulá, o oitavo disco dos irmãos ultrapassou 2,5 milhões de cópias vendidas, o que garantiu premiação de disco de diamante duplo.
Os cantores participaram da novela das seis Estrelas-Guia, da TV Globo. Sandy interpretava Cristal, enquanto Junior fazia o papel de Zeca. A trama teve excelentes índices de audiência.
Sandy & Junior foi a primeira dupla da história a fazer um show solo no estádio de futebol mais famoso do País, o Maracanã. A apresentação, feita para um público de aproximadamente 70 mil pessoas, resultou no álbum Ao Vivo no Maracanã, que também ganhou um disco de platina.
Com cerca de um milhão de espectadores e um alto investimento - cerca de 10 milhões de reais -, o longa, protagonizado por Sandy e por Junior, trazia um enredo em que a Terra estaria devastada com a falta de água.
Sandy e Junior anunciaram o fim da parceria de 17 anos com o disco Acústico MTV, com sucessos da carreira como A Lenda e Desperdiçou. A partir daí, os dois seguiram carreiras solo.
"Aniversário do Tatu" (1991)
"Sábado à Noite" (1992)
"Tô Ligado em Você" (1993)
"Pra Dançar com Você" (1994)
"Você é D+" (1995)
"Dig-Dig-Joy" (1996)
"Sonho Azul" (1997)
"Era Uma Vez" (1998)
"As Quatro Estações" (1999)
"Todas As Estações - Remixes" (2000)
"As Quatro Estações - O Show" (2000)
"Sandy e Junior" (2001)
"Internacional" (2002)
"Ao Vivo no Maracanã" (2002)
"Identidade" (2003)
"Sandy e Junior" (2006)
"Acústico MTV" (2007)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.