Especial ‘Madame X’: Madonna na década de 2010, de 'MDNA' ao novo disco

Durante toda a semana, o ‘Estado’ revisitou a carreira da rainha do pop

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O aguardado novo disco de Madonna, Madame X, foi lançado nesta sexta-feira, 14. Com participações especiais de artistas como Maluma e Anitta, o álbum foi disponibilizado nas principais plataformas de streaming.

Durante toda a semana, o Estado publicou uma série de conteúdos especiais que revisitam a carreira da rainha do pop. Nesta sexta-feira, acompanhe o que Madonna fez de 2010 para cá:

Em abril, Madonna lançou o clipe de Medellín, em parceria com o colombiano Maluma Foto: MTV/Divulgação

Madonna começou a última década sendo homenageada pelo seriado Glee, em um episódio intitulado The Power of Madonna. Entre as oito músicas performadas pelo elenco da série, estavam Like a Virgin, Vogue e Like a Prayer.

PUBLICIDADE

Fora dos palcos, Madonna abriu academias de ginástica pelo mundo todo e lançou duas marcas de roupa: Material Girl, inspirada no estilo punk que marcou o início de sua carreira, e Truth or Dare, que incluía perfumes e acessórios. Dirigiu, também, o filme W.E., que não foi muito bem recebido, mas lhe rendeu um Globo de Ouro de melhor canção original.

Acompanhada de artistas como Nicki Minaj e M.I.A., Madonna foi responsável pelo show do intervalo do Super Bowl em 2012. A cantora escolheu apresentar Give Me All Your Luvin, primeiro single do álbum MDNA, lançado no mês seguinte.

A tour de MDNA foi bastante política. Madonna trouxe para suas performances discussões sobre violência, armas e direitos humanos. No mesmo compasso, a cantora lançou no fim de 2013 o curta secretprojectrevolution, parte da iniciativa global Art for Freedom, engajada na promoção de liberdade de expressão. 

O álbum Rebel Heart chegou às lojas em 2015. Co-produzido com artistas já renomados, como Kanye West, Diplo e Avicii, o disco foi bem recebido pela crítica.

Publicidade

Madonna se mudou para Portugal em 2017. No ano seguinte, começou a trabalhar no seu décimo quarto álbum de estúdio – que mais tarde ganharia o nome Madame X. 

Sob sua nova persona (“Madame X é uma agente secreta, uma instrutora de chá chá chá, uma professora, uma mãe, uma chefe de Estado, uma cantora de cabaré, uma santa, uma prostituta”, disse Madonna em seu Instagram), a cantora vai do pop latino –com Maluma, no carro-chefe Medellín – ao sombrio Dark Ballet. 

Para os brasileiros, esse álbum tem um elemento especial: a parceria da popstar com a brasileira Anitta no funk português Faz Gostoso, que não entrou na lista dos singles divulgados, mas que já teve um trecho vazado na internet. 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.