
02 de agosto de 2019 | 12h56
Há exatos 30 anos, no dia 2 de agosto de 1989, o Brasil perdia o maior sanfoneiro de sua história: Luiz Gonzaga, também conhecido como Gonzagão e mestre Lua. Descoberto no final dos anos 1930 no programa de Ari Barroso, Gonzagão rompeu barreiras e conquistou o eixo Rio-São Paulo com seus ritmos nordestinos. O pernambucano é considerado o pai do baião.
Em homenagem à data, o Caderno 2 quer saber: qual é a melhor música de Gonzaga? Escute e vote na enquete abaixo.
Com composição de Humberto Teixeira e Gonzagão, Asa Branca se tornou uma das canções mais importantes da música brasileira. Considerada um hino nordestino, a música versa sobre secas e migração.
‘Ela só quer, só pensa em namorar’. Onipresente nas playlists de festas juninas, o Xote das Meninas foi escrito por Luiz Gonzaga e Zé Dantas. A música brinca com os sinais de amadurecimento nas meninas.
Assinada por Gonzagão e José Fernandes de Carvalho, Olha pro Céu é uma canção romântica sobre um jovem casal que se conheceu em São João.
Gonzagão usa referências russas, como a boate Cossacou e os dançarinos cossacos, para fazer um trocadilho bem-humorado.
Uma ode ao molejo, ao baião e ao sertão, a música foi escrita por mestre Lua e Zé Dantas.
Outra música que costuma marcar presença em festas juninas, São João na Roça, de Gonzagão e Zé Dantas, canta uma noite de festa com muita fogueira.
Composto pela dupla Gonzaga/Humberto Teixeira, o baião contra a triste história de um pássaro que teve os olhos furados para cantar melhor.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.