PUBLICIDADE

Eminem lança o rapper 50 Cent

Eminem e Dr.Dre, dois dos maiores nomes do gêneros, lançam o rapper 50 Cent, cujo primeiro álbum, Get Rich or Die Tryin ("Fique Rico ou Morra Tentando"), chega às lojas esta semana

Por Agencia Estado
Atualização:

O mercado americano do hip hop especializa-se cada vez mais na técnica de construir novos ídolos. Eminem e Dr.Dre, dois dos maiores nomes do gêneros, lançam o rapper 50 Cent, cujo primeiro álbum, Get Rich or Die Tryin ("Fique Rico ou Morra Tentando"), chega às lojas esta semana. Para conseguir emplacar o artista, o esquema de marketing inclui aproveitar ao máximo os problemas dele com a lei; ter certeza de que ele faz declarações polêmicas na imprensa; e criar uma associação com pelo menos um ídolo morto (neste caso, Tupac Shakur). Com o filme 8 Mile - Rua das Ilusões faturando US$ 163 milhões até agora em todo o mundo, Eminem tornou-se uma força que agora tem de começar a dar frutos. Por meio de seu próprio selo fonográfico, ele começa a lançar outros artistas, sendo que 50 Cent, relativamente conhecido no bairro nova-iorquino do Queens, foi eleito o primeiro. Para a sorte do esquema, o rapper foi preso por posse ilegal de uma arma na noite do ano-novo, depois de virar o pivô de um briga de gangues rivais do hip-hop nova-iorquino. Entre ameaças e rumores, ele passou alguns dias na prisão e, enquanto estava por lá, aproveitou para gravar uma conversa telefônica com seu empresário. Um trecho foi parar em uma das fitas mixadas que vêm sendo vendidas nas ruas de Nova York. Curiosamente, estes são tempos em que ações deste tipo não precisam ser disfarçadas, e sim amplificadas. "Sou um gênio do marketing", disse o artista à MTV americana. "Estou capitalizando o máximo que puder [com a prisão]." Enquanto o álbum não chega às lojas, vale gerar notícias com qualquer coisa que renda uma chamada. Há poucos dias, 50 Cent disse que está louco para ser apresentado a Mariah Carey e que a cantora Ashanti deveria "aparar as costeletas e aprender a dançar". O rapper está naquele estágio de fama em que toda a imprensa americana acha graça em divulgar afirmações deste tipo. Outra estratégia é o já "batido" vazamento para a internet: a gravadora anuncia que o álbum vai chegar às lojas antes do previsto, para tentar combater a pirataria na internet. A tática gera notícias, deixa os fãs felizes e faz o produto parecer mais aguardado do que realmente é. Assim, Get Rich chega às lojas americanas uma semana antes da data marcada. Ninguém tem dúvidas de que o álbum deve fazer sucesso. A associação com Eminem e Dr.Dre, por si só, deve garantir boas vendas e a inclusão de um DVD nas primeiras 500 mil cópias serve de bônus para garantir uma entrada na parada da Billboard. Paralelamente, o DJ Whoo Kid finaliza uma faixa dançante em que o rapper faz rimas com Tupac Shakur, espécie de galinha dos ovos de ouro do hip hop, assassinado em 1996. O mesmo DJ conseguiu emplacar nas pistas a faixa The Realest, em que 50 Cent fazia dueto com outro rapper morto nos anos 90, Notorious B.I.G..

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.